O Google[x] é o laboratório de experimentos da Google, responsável por desenvolver tecnologia de todos os tipos, sem limites para a criatividade. Anunciada na última segunda-feira (8), uma reestruturação interna na Samsung indica que a empresa pode estar iniciando sua própria versão da empreitada da gigantes das buscas. A sul-coreana criou uma nova divisão de produtos que pretende ampliar e fortalecer o catálogo da companhia.
Liderado pelo chefão do setor mobile da Samsung, Shin Jong-kyun, o novo grupo vai se focar em projetos que fogem do escopo clássico da empresa, como realidade virtual, drones e robôs, impressora 3D e até veículos autônomos. “O time vai explorar o modo como a tecnologia pode ajudar a rotina das pessoas por um futuro melhor”, afirmou um comunicado oficial da companhia.
Ainda que a operação aconteça dentro da divisão mobile, a equipe vai trabalhar de forma bastante independente, fora da estrutura rígida da Samsung. “O principal objetivo do time não é desenvolver produtos específicos para resultados rápidos, mas, sim, desenvolver soluções que se adequem às capacidades de produção da Samsung”, revelou a empresa. O projeto chega no momento em que a sul-coreana enfrente uma queda de lucros frente a concorrentes como Apple, Lenovo e Xiaomi no setor de smartphones.
A ideia é que a Samsung seja menos uma vendedora de produtos e mais uma fabricante de soluções, dizem os executivos. Eles acreditam ainda que o sucesso anterior da empresa no mercado se deu muito pela oferta de dispositivos com preços competitivos – algo que pretendem mudar. Porém, se você acha que essa estratégia será empregada novamente, pode tirar o cavalinho da chuva.
“Essa é uma fórmula de negócios antiga. Precisamos explorar constantemente novos meios de satisfazer as necessidades das pessoas através de inovação e tecnologias atualizadas”, teria afirmado um dos figurões da empresa, para tristeza de quem pensa em juntar uns trocados para adquirir as tais inovações.
Fontes
Categorias