A Samsung parece estar realmente disposta a renovar a sua linha de smartphones para 2015. Depois de ter anunciado a família de aparelhos “Galaxy A” (composta por Galaxy A3, Galaxy A5 e Galaxy A7), fontes também deram indícios de que um suposto Samsung J1, dispositivo barato com processador 64 bits, estava a caminho.
Pegando muitos de surpresa, a sul-coreana fez outro anúncio hoje pela madrugada através de seu site oficial, revelando o seu primeiro (e há muito tempo prometido) smartphone rodando Tizen. O Samsung Z1, aparelho com especificações dignas de um dispositivo de entrada, será disponibilizado exclusivamente na Índia e sem previsão de chegada a outros mercados.
Especificações técnicas
- Sistema operacional: Tizen OS (versão 2.3)
- Tela: 4 polegadas
- Resolução da tela: 800x480 pixels
- Densidade de pixels: 233 ppi
- Chipset: Spreadtrum SC7727S
- Processador: dual-core de 1,2 GHz (Cortex-A7)
- GPU: Mali-400
- Memória RAM: 768 MB
- Armazenamento interno: 4 GB
- Armazenamento externo: suporte a cartão micro SD de até 64 GB
- Câmera traseira: 3,15 megapixels
- Câmera frontal: VGA
- Bateria: 1.500 mAh
- Conectividade: WiFi (802.11 b/g/n), Bluetooth 4.1, A-GPS, USB 2.0
- Sensores: acelerômetro
- Dimensões: 12,04 cm (altura) x 6,32 cm (largura)
- Espessura: 0,97 cm
- Peso: 112 gramas
Galeria 1
Tizen?
O Tizen é um sistema operacional de código aberto desenvolvido pela Linux Foundation em parceria com a Samsung, a Panasonic e a Intel. O intuito era que esse SO equipasse smartphones, tablets, smart TV, smartwatches, netbooks, veículos e vários outros dispositivos.
O Samsung Z1 é a estreia da plataforma nos aparelhos celulares, mas o sistema já está presente nos relógios inteligentes da companhia há algum tempo. O Samsung Gear 2, o Gear Fit e o recente Gear S, por exemplo, trazem versões modificadas desse software.
Aparelho de entrada com recursos top
Apesar das configurações modestas do Samsung Z1, a sul-coreana promete caprichar nos recursos entregues juntamente com esse dispositivo. O recurso de economia de energia (o “Ultra Power Saving Mode”), por exemplo, é algo que só encontramos nos smartphones mais recentes lançados no mercado.
Parcerias com empresas da indústria da música, filmes e seriados também serão entregues aos compradores do Samsung Z1. Além disso, a companhia também espera atrair os consumidores com a nova interface do Tizen, que está mais rápida e amigável ao usuário.
Baratinho, mas só na Índia
De acordo com as informações constantes no site da empresa, o Samsung Z1 vai chegar às prateleiras no dia 14 de janeiro e pelo preço sugerido de R$ 240 (valor aproximado convertido a partir da rupia indiana). Porém, a previsão é de que ele seja entregue apenas àquele país, sem muitos indícios de que isso vá mudar com o tempo. Depois do "cano" que a sul-coreana deu no ano passado, será que esse aparelho vai agradar ao público?
Fontes
Categorias