Em um evento realizado neste sábado (13) na loja da Samsung no Shopping Morumbi, em São Paulo, a Samsung Brasil e o Instituto Ayrton Senna (IAS) anunciaram oficialmente uma parceria. O foco é o lançamento de uma ação conjunta em que a empresa de origem sul-coreana doará para o IAS uma parte do valor das vendas de sua linha de notebooks ATIV Book. A campanha visa arrecadar recursos para uma melhor qualificação da educação pública brasileira.
A notícia é mais uma prova da força do nome Ayrton Senna, que, embora tenha partido há duas décadas, deixou sua marca no Brasil e no mundo. É provável que uma parte dos nossos leitores não tenha assistido a alguma corrida com o lendário piloto da F1 – por conta da idade –, mas é difícil encontrar alguém que não tenha ouvido sobre suas conquistas e contribuições para causas humanitárias. Esse legado do piloto é levado à frente pelo Instituto Ayrton Senna.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para Sandra Chen, diretora de produto da divisão de notebooks da Samsung Brasil, a oportunidade de ajudar uma organização com motivações nobres como o IAS foi um ponto chave para o envolvimento da empresa. “A seriedade com que o Instituto desenvolve crianças e jovens, e capacita professores há 20 anos, foi determinante para o estabelecimento da parceria”, explicou.
Marco Crespo, diretor de negócios do IAS, também estava presente e declarou que a ajuda de uma empresa do porte da Samsung ajuda a atrair atenção do público para o trabalho feito pelo instituto. “Parcerias assim permitem tornar projetos desse tipo realidade”, relatou. Espera-se um aumento da visibilidade e participação da população na luta pela melhoria educação.
Reforçando as marcas
Chen chegou a revelar que, para a Samsung, seria uma operação mais simples a doação direta de equipamentos para escolas e outras organizações, mas a empresa optou por se unir ao IAS a fim de estimular um engajamento do público em relação à causa abraçada pelo instituto, que se foca em criar um futuro melhor para as próximas gerações.
Para criar essa oportunidade de os consumidores contribuírem com o IAS, foi definido que basta adquirir um notebook dos modelos Samsung ATIV Book 2.6 ou ATIV Book 2.8 para que parte do valor seja revertido em fundos para o instituto.
A escolha dos aparelhos foi feita de forma especial, com produtos que passassem uma aura de robustez, confiança e velocidade, atributos semelhantes aos possuídos por Ayrton Senna, na opinião de Marco e Sandra. Os computadores portáteis são equipados com processadores Intel Core i5, rodam Windows 8.1 e o resto das configurações é variável, podendo ter de 4 a 8 GB de RAM e espaço em disco entre 500 GB e 1 TB. Os preços vão de R$ 2.299,00 até R$ 2.699,00, valor para o equipamento mais completo.
Como incentivo, quem fizer a compra pode se cadastrar no site promocional da campanha, passar os dados da nota fiscal de aquisição e receber em casa uma capa de notebook exclusiva para a campanha. Foram criadas opções em três cores diferentes, bastando escolher a versão que mais lhe agradar: amarela, azul ou preta.
O personagem Senninha se tornará embaixador da parceria durante todo o período de ação conjunta, que começou em 4 de setembro e vai até o dia 15 de novembro, e estará presente em diversos pontos de venda. Além disso, a loja oficial da Samsung no Shopping Morumbi está com uma exposição aberta para o público, exibindo um dos capacetes do piloto tricampeão mundial de Fórmula 1.
Parceria visando o futuro
Irineu Villanoeva Jr., gerente de marketing do Instituto Ayrton Senna, vê a parceria como uma grande conquista, já que o apoio da Samsung reforça o trabalho feito pelo IAS. Ele comentou que “com os recursos da campanha, conseguiremos garantir a qualificação de professores e o benefício a milhares de crianças e jovens em todo o Brasil, através de educação de qualidade”.
Ao ser perguntada sobre os números esperados como resultado da parceria, Sandra Chen nos contou que, por ser algo inédito para a empresa no Brasil, “não há uma expectativa exata. Mas projetamos que as vendas dobrem por conta da divulgação conjunta”. Ela ainda se mostrou contente com esse início de amizade entre as duas organizações e reforçou a ideia de que essa talvez seja a primeira de muitas outras ações envolvendo Samsung e IAS.