Aparentemente, estamos em uma nova era da tecnologia: a era das assistentes virtuais. Misturando recursos de atendente digital com mecanismos simples de inteligência artificial, o conceito parece ter caído nas graças das gigantes do setor. Apple, Google e Amazon já possuem suas soluções do tipo, prontas para atender qualquer chamado ou dúvida dos usuários. Porém, será que há espaço para mais produtos assim? A Samsung acredita que sim, já que seu aguardado Galaxy S8 terá sua própria assistente de voz, a Bixby.
Esse nome já circulava em boa parte dos rumores sobre o próximo top de linha da sul coreana, mas finalmente foi confirmado em uma documentação oficial no site italiano da empresa nesta quarta-feira (15). Disposta a ir além dos recursos básicos oferecidos por Siri, Google Assistant e Alexa, a nova cria da fabricante oriental pretende se integrar completamente à interface do smartphone, ganhar sua própria leva de aplicativos dedicados e até se conectar a eletrodomésticos e outros equipamentos de sua casa se você for adepto da Internet das Coisas e de dispositivos inteligentes.
Bixby pode ser mais capaz que as suas concorrentes
Acredita-se que toda essa ousadia do projeto possa vir dos desenvolvedores que trabalhavam originalmente na Siri e se juntaram às fileiras da Samsung depois que a empresa adquiriu a Viv Labs. Com uma equipe mais experiente por trás da empreitada, a expectativa é de que fique mais fácil construir novas funções e adicionar mais ferramentas ao pacote mais comum das assistentes pessoais digitais. Outro ponto levantado pela página em que as informações “vazaram” é que a tecnologia da Bixby pode não ficar restrita apenas à família Galaxy S8.
O S8 e o S8 Plus devem marcar a estreia do software no mercado
Isso significa que as funcionalidades mencionadas acima e também a capacidade de operar completamente o celular através de comandos de voz podem ser incluídas nos aparelhos da linha A e, quem sabe, até mesmo nos dispositivos de entrada da série J. Seja como for, é bem possível que o S8 e o S8 Plus marquem a estreia do software no mercado e deem uma boa ideia do que a marca sul-coreana planeja para essa categoria. Vale lembrar que os novos celulares da Samsung devem ser apresentados no dia 29 de março, com vendas programadas para iniciar em 21 de abril no mercado internacional.
Fontes
Categorias