Cerca de 0,1% dos Galaxy Note7 lançados mundialmente foram afetados por um problema de fabricação “raro” relacionado à célula de bateria – vários dos novos aparelhos acabaram explodindo, e até mesmo um carro já pegou fogo devido ao aquecimento extremo da ligação “ânodo-cátado” do componente (saiba mais aqui).
Tim Baxter, presidente e COO da Sansung America, chegou até mesmo a publicar um vídeo de desculpas dedicado aos clientes da fabricante. Como resultado da bola fora, a suspensão das vendas do smartphone foi então declarada; um recall está sendo feito, e a Samsung está “trabalhando arduamente para acelerar o envio dos [novos] produtos, a fim de concluir esse programa de troca”.
Quando o relançamento será feito?
Mas, afinal, quando as vendas do Galaxy Note7 vão ser retomadas? De acordo com um suposto representante da empresa ouvido pela CNN, os celulares devem ganhar novamente as prateleiras do mercado coreano a partir do dia 28 deste mês.
Ainda segundo a mesma fonte, a data sugerida se aplicaria somente à Coreia do Sul; os smartphones com bateria recalibrada seriam lançados nos outros países assim que as “condições forem favoráveis”.
Informações sobre a eventual chegada do Galaxy Note7 à América já com a nova bateria não foram disponibilizadas pelo tal porta-voz ouvido.
Um Galaxy Note 7 destruído em função do problema na célula de bateria
O que diz a Samsung
O TecMundo entrou em contato com a assessoria de imprensa da Samsung, que afirmou desconhecer “informações sobre esse lançamento na Coreia do Sul”. O veículo de comunicação oficial da empresa ressaltou também que “a Samsung não comenta rumores” e, junto do posicionamento, enviou um recado aos brasileiros que, por encomendas, já tiveram a oportunidade comprar um Galaxy Note7:
“A Samsung tem preocupação com a segurança de seus consumidores e qualidade dos seus produtos e ressalta que o Galaxy Note7 ainda não foi lançado no Brasil. A Samsung reforça, ainda, aos consumidores locais que compraram o produto fora do país que, por favor, contatem nosso serviço de atendimento ao cliente nos telefones: 4004-0000 (capitais) e 0800-124421 (outras cidades). Para mais informações acesse : https://news.samsung.com/br/”
Programa global de recall
Confira abaixo o comunicado enviado pela Samsung logo após a constatação do problema relacionado à célula de bateria do Galaxy Note 7:
“Há pouco mais de uma semana, a Samsung Electronics anunciou um programa global de substituição para o Galaxy Note7 como medida preventiva devido a um problema com a célula da bateria. Desde então, estamos trabalhando arduamente para acelerar o envio dos produtos, a fim de concluir esse programa de troca, minimizando qualquer possível inconveniência para nossos clientes. Na semana passada, entendemos que nossos consumidores estão preocupados e queremos enfatizar a importância da troca do produto.
“Nossa prioridade número um é a segurança de nossos consumidores. Estamos pedindo aos usuários que desliguem seus Galaxy Note7 e o substituam o mais rápido possível”, disse DJ Koh, presidente global da divisão mobile da Samsung Eletronics. “Estamos acelerando a substituição dos dispositivos para que eles possam ser entregues por meio do programa de troca do modo mais conveniente possível e em conformidade com as regulamentações vigentes. Agradecemos sinceramente a nossos clientes pela compreensão e paciência.”
Esquema mostra o problema na ligação "ânodo-cátodo"
Mesmo havendo apenas um pequeno número de incidentes relatados, a Samsung está bastante atenta para oferecer aos clientes o suporte necessário. A Samsung identificou o lote afetado e interrompeu as vendas e remessas desses smartphones. Nós estamos também colaborando com as agências regulatórias nacionais.
Os clientes que possuem o Galaxy Note7 podem trocar seu aparelho atual por um novo, de acordo com a disponibilidade local. Recomendamos aos usuários do Galaxy Note7 que entrem em contato com o lugar de compra ou liguem para a central de atendimento indicada na região o mais brevemente possível”.
Fontes
Categorias