A Citroën pode até não ter trazido para o Salão do Automóvel uma quantidade grande de novos carros que realmente vão ser vendidos aqui no Brasil, mas isso não significa que a marca não trouxe novidades para cá. Durante sua coletiva de imprensa no segundo dia fechado do evento, a empresa mostrou pela primeira vez no mundo a versão renovada do C4 Picasso e apresentou para o público dois conceitos, três show cars e uma plataforma inédita de venda de carros pela internet.
Focado em oferecer toda uma gama de confortos para os usuários, o novo C4 Picasso integra tecnologias de assitência, conectividade com dispositivos Android e iOS e bastante espaço interno. O carro está previsto para chegar ao Brasil já em dezembro e vem com versões de cinco lugares (que sai por R$ 118.900) e sete lugares (R$ 128.900).
Para olhar e tocar, não para possuir
Além do carro inédito, a Citroën também exibe dois conceitos em seu estande no Salão. O primeiro deles é o Aircross Concept, híbrido mostrado originalmente em Xangai no ano passado e que tem como diferenciais seu design e o foco em conectividade. O motor elétrico é capaz de oferecer 95 cv de potência, enquanto o 1.6 THP é capaz de fornecer 218 cv.
Já o segundo carro conceitual é o pequeno e-Mehari, 100% movido a energia elétrica, com carroceria de plástico resistente a pequenos impactos e com capota removível. Embora aqui no evento brasileiro ele tenha aparecido apenas como uma ideia da empresa, na França a Citroën já tem uma versão comercial do veículo.
Completando sua exibição com alguns show cars, a fabricante exibe também três de seus automóveis em versões especiais, as cores e detalhes estilizados. São eles o C3 City Rider, o C4 Lounge Sport marine e o Aircross Beachcrosser.
"Delivery" de carro
Mais do que mostrar seus carros, a Citroën aproveitou o evento para anunciar uma plataforma inédita para a comercialização de alguns de seus veículos inteiramente pela internet. Acessando o site do programa St@rt, os usuários poderão escolher entre versões próprias do C3 e do Aircross (que saem a partir de respectivos R$ 43.990 e R$ 53.690).
Segundo a fabricante, o processo foi pensado para se focar na facilidade e tem três passos. Primeiro, os usuários acessam o sistema e escolhem o modelo e cor que desejam. Depois, podem optar por pacotes de equipamentos e serviços que desejam incluir na compra - como, por exemplo, o Plano St@art, que oferece financiamento, seguro e manutenção com mensalidades a partir de R$ 399. Por fim, é só escolher os detalhes do pagamento e, quando o veículo estiver pronto, ir retirá-lo na concessionária de sua preferência.
A ideia do Citroën St@rt é permitir que você compre seu carro pela internet em três passos simples
A princípio, a iniciativa de e-commerce da Citroën é uma exclusividade do Brasil, mas a ideia é que a experiência forneça o aprendizado necessário para que a marca expanda o projeto St@rt para outros mercados.