Nem sempre uma conexão com de internet banda larga está tão rápida quanto deveria e funcionando perfeitamente. Algumas vezes, o problema pode estar relacionado ao provedor ou a prestadora contratados, porém, em muitos casos, apenas faltam algumas otimizações necessárias para harmonizar seu equipamento com o serviço de forma a obter o melhor rendimento possível para seus acessos.
Abaixo seguem algumas dicas simples para verificar como anda a saúde de sua conexão com a internet e como buscar melhorar a eficiência do serviço de forma a aproveitar o máximo que sua conexão possa oferecer.
É sempre bom efetuar um teste de conexão para saber se ela está exatamente de acordo com o serviço contratado. Para saber como fazer este procedimento e verificar programas e sites para tal, há um artigo específico que pode ser acessado por meio deste link.
Caso você possua um modem antigo ou com mais de um ano talvez ele não ofereça o suporte necessário para a velocidade de conexão contratada. Se esse for o caso, recomenda-se efetuar a troca do aparelho para um que possa adequar-se à velocidade desejada. Se você utilize um modem da própria operadora, entre em contato para informar-se sobre como obter um novo equipamento.
Um procedimento que sempre é útil é atualizar o driver do dispositivo. Para um funcionamento melhor, o Windows precisa utilizar o driver mais apropriado disponível para seu equipamento. O procedimento para verificar a versão atual instalada para seu modem pode ser feito de duas formas: a primeira é acessando a página do fabricante e verificando a data da última atualização.
A outra forma seria conectando-se à interface web do aparelho. Neste caso, o local a ser acessado varia de acordo com seu modem e para obter instruções para tal operação consulte o manual de seu aparelho. Após acessar o sistema, verifique o número da versão e acesse a página do fabricante para procurar uma versão mais nova dele está disponível.
Os sinais de internet banda larga são mais sensíveis à interferência na linha do que os sinais de voz que compartilham o mesmo canal. Se você tem uma constante lentidão por parte de seu equipamento, algum dispositivo ligado pode estar atrapalhando o sinal da sua conexão e necessite ser substituído ou esteja precisando de conserto.
Para verificar se esta é a fonte do problema, desconecte telefones, aparelhos de fax e outros dispositivos telefônicos que compartilham a linha e verifique os filtros instalados neles (talvez não estejam conectados apropriadamente). Se quando utilizando seu telefone você ouvir qualquer tipo de som alheio à conversa ao fundo do aparelho, entre em contato com a operadora para que o problema seja solucionado.
Como uma alternativa, existem, programas que podem proporcionar um melhor desempenho por parte de seu modem alterando configurações. Você pode encontrar vários destes programas na seção de Aceleradores de Conexão do Baixaki.
Esperamos que estas dicas venham a ajudá-lo a melhorar o desempenho de sua conexão banda larga e lembre-se: para evitar transtornos futuros ou poder desfazer algum procedimento que não tenha saído conforme o desejado, recomenda-se sempre a criação de um ponto de restauração.