Se você conhece um pouco a respeito da cultura japonesa, sabe que eles possuem um sistema de sociedade bastante rígido e que muitas vezes isso dificulta um pouco as interações entre pessoas em certos contextos. Mas e se você não tivesse que interagir com outros seres humanos para realizar tarefas simples, como se hospedar em um hotel? É exatamente esse tipo de experiência que um novo estabelecimento no Japão está oferecendo.
Já havíamos falado sobre o Henn-Na Hotel aqui no TecMundo em fevereiro, mas agora que o local está prestes a ser inaugurado, alguns membros da imprensa internacional puderam passar uma noite lá e revelaram detalhes sobre todo o quadro de funcionários robóticos do estabelecimento, com direito a fotos. Confira a seguir as imagens e descrições do trabalho de cada um deles.
1 – Actroid
Entre todos os robôs que executam funções no Henn-Na Hotel, a Actroid é a que tem a aparência mais próxima à de um ser humano – assustadoramente próxima, diga-se de passagem. Localizada na recepção ao lado de seu colega de trabalho pré-histórico (que detalharemos a seguir), ela consegue responder a questões simples e explicar como você pode fazer seu check-in.
2 – Dino
Sem um nome próprio, escolhemos chamá-lo assim em homenagem a outro réptil trabalhador famoso. Embora execute as mesmas funções que Actroid – ainda que de forma mais limitada –, o diferencial dele não é apenas seu sorriso radiante e manicure impecável. Dino é capaz de se comunicar em inglês, o que facilita a vida de quem não fala muito bem japonês. O hotel tem planos de eventualmente ligar ambos os recepcionistas à nuvem para mantê-los atualizados.
3 – Chu-ri-chan
A mascote fofinha do parque temático no qual o hotel fica localizado também atua como guia para seu quarto inteligente, controlando luzes por comandos de voz e até programando despertadores. Chu-ri-chan consegue responder questões sobre previsão do tempo para o dia seguinte e qual a temperatura do seu cômodo, embora não mudar esse valor. Ela ainda está “estudando inglês”, então falar japonês se torna obrigatório.
4 – Nao
Velho conhecido dos amantes da robótica, Nao já encantou o mundo com suas habilidades futebolísticas, movimentos de dança e até mesmo dramaturgia amadora. Agora, o versátil robozinho ganhou um novo emprego explicando o funcionamento do Henn-Na Hotel tanto em japonês quanto em inglês.
5 – Carregadores
Depois de feito seu check-in, o cartão do seu quarto pode ser usado para programar um dos robôs-carregadores para levar suas malas e guiá-lo diretamente para seus aposentos. Para facilitar a locomoção, o hotel foi feito com corredores amplos e muitas rampas, tornando mais simples a movimentação tanto de humanos quanto dos robôs.
6 – James
Também ainda sem um nome, esse robô não se trata de um Roomba gigantesco. A máquina feita pela Muratec foi pensada para agir como seu garçom de serviço de quarto. Usando um tablet disponível no quarto, os hóspedes poderão pedir alimentos, bebidas e até mesmo toalhas limpas, que serão levadas por um desses práticos aparatos. A novidade, no entanto, ainda está passando por testes.
7 – Panfleteiro
Feito para fornecer informações a respeito de atrações da região, esse robô parece substituir a clássica pilha de panfletos que normalmente está disponível na recepção dos hotéis. Além disso, no entanto, o aparelho não possui outras funções.
8 – Sacchan
Além do fato de estar posicionada em um canto do salão e contar com uma tela que exibe o nome do hotel e algumas fotos, pouco se sabe a respeito do verdadeiro potencial de Sacchan.
Você se hospedaria em um hotel totalmente controlado por robôs? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias