Sabe quando dizem que boa parte das tecnologias desenvolvidas para o automobilismo são, eventualmente, transportadas para os carros de passeio ou esportivos convencionais? Esse parece ser exatamente o caso com o Zoe E-Sport, da Renault. O carro-conceito se aproveitou do aprendizado da montadora na Fórmula E para apresentar um projeto com dois motores elétricos capazes de produzir nada menos que 460 cv de potência. Que chato, hein?
O possante foi apresentado pela fabricante francesa durante o Salão de Genebra e deu uma amostra do que os engenheiros da casa podem fazer quando não têm que seguir as limitações do modelo de produção do automóvel – que não chega nem a 100 cv. Para garantir que a dupla de motores e a bateria não atrapalhassem no balanceamento e no peso do brinquedinho, a Renault recorreu a uma estrutura composta de fibra de carbono. O resultado disso? Um equipamento que consegue se manter pouco abaixo de 1,4 tonelada.
Tirando fina nas curvas
Esse conjunto nada humilde, com pouco mais de 65 kgfm de torque, consegue fazer de 0 a 100 km/h em exatos 3,2 segundos, mostrando claramente a inspiração do projeto na sua contraparte da Fórmula E. Em relação ao visual, o carrão também chama atenção, seja pela pintura com cores fortes – basicamente com uma base azul opaca e detalhes em amarelo –, pelo posicionamento das entradas de ar ou pela escuridão aplicada em cada uma das janelas do veículo. Do lado de dentro, o volante esportivo e o painel reformulado completam o kit.
A resposta para essas dúvidas não é muito agradável
Claro que, com todos esses recursos e detalhes, muita gente já deve ter começado a se perguntar quando essa versão do Zoe E-Sport deve dar as caras no mercado e o preço de uma dessas belezinhas. Infelizmente, a resposta para essas dúvidas não é muito agradável, já que não há qualquer perspectiva para que a Renault sequer produza comercialmente a edição turbinada do elétrico. O mais triste é que as fotos de divulgação liberadas pela marca aumentam ainda mais o hype sobre um possante que pode nunca ver a luz do dia.
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