Acessos no X (ex-Twitter) cresceram 462,8% no Brasil em 2024, diz pesquisa

2 min de leitura
Imagem de: Acessos no X (ex-Twitter) cresceram 462,8% no Brasil em 2024, diz pesquisa
Imagem: GettyImages

A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, foi uma das plataformas digitais que mais cresceu em acesso no Brasil ao longo de 2024. Esse é um dos dados de um levantamento da plataforma de marketing digital Semrush sobre a popularidade desses serviços no país.

Segundo a pesquisa, o X teve 462,8% a mais de visitas em 2024 do que no ano anterior — e foi o segundo serviço do setor que mais alavancou a própria popularidade no período avaliado, perdendo apenas para o rival Bluesky. Isso posiciona a rede social chefiada por Elon Musk como a quarta mais visitada da categoria no Brasil, com 131 milhões de acessos mensais em média.

Os acessos em alta do X surpreendem em especial pelo contexto da plataforma no ano passado: durante dois meses, ela ficou fora do ar no Brasil após a proibição ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O serviço só voltou a operar depois que as medidas solicitadas pela Justiça foram cumpridas por Musk, o que incluiu o pagamento de multas e uma representação no país.

Entretanto, esse cenário de incertezas do X ganhando as manchetes pode ter contribuído para esse salto na popularidade. "Isso trouxe mais atenção ao site e também revelou que outras redes não conseguem, ainda, entregar a mesma experiência que o X com debates e interações rápidas e polêmicas”, afirma o Líder de Marketing da Semrush no Brasil, Erich Casagrande.

As redes sociais com mais volume de tráfego no Brasil

O líder no estudo feito pela Semrush é o YouTube, com uma diferença considerável para os demais concorrentes. Ainda assim, ele apresentou queda de mais de 26% nas visitas. Instagram e TikTok também seguem bem posicionadas e completam o top 3, possivelmente “roubando” público da rival.

O Reddit é uma surpresa, com um volume de acessos 46% maior e a possibilidade de se consolidar no país como um espaço de debate para todos os públicos e assuntos. Já o Snapchat foi o que mais despencou, com cada vez menos espaço em um mercado dominado por outras plataformas de conteúdos gravados na vertical.

Confira a lista completa, com a quantidade de visitas mensais e o volume de tráfego em comparação com 2023:

  • 10. Bilibili — 351 mil (+8,4%)
  • 9. Snapchat — 814 mil (-48,1)
  • 8. Bluesky — 6,9 milhões (+3.971,7%)
  • 7. Pinterest — 72 milhões (-16,5%)
  • 6. LinkedIn — 75 milhões (-26,7%)
  • 5. Reddit — 86 milhões (+46,3%)
  • 4. X (Twitter) – 131 milhões (+462,8%)
  • 3. TikTok — 151 milhões (+4,4%)
  • 2. Instagram — 558 milhões (-6,1%)
  • 1. YouTube — 3,27 bilhões (-26,7%)

Quem também merece destaque é o Bluesky, que ganhou parte do público brasileiro que migrou do X. Ele já é a oitava plataforma mais visitada do Brasil, mas terá uma tarefa difícil para apresentar a mesma taxa de crescimento em 2025.

Uma grande surpresa é o Bilibili, que é pouco conhecida do público em geral no país. A comunidade de anime, quadrinhos e games é mais usada no Sudeste Asiático, mas recebe acessos de fãs nacionais que querem se manter informados e consumir conteúdos exclusivos dessas mídias.

Já uma das ausências sentidas no ranking é a do Threads. A rede social da Meta, que atua com praticamente o mesmo cadastro do Instagram, globalmente já é uma ameaça para a rede social de Musk.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.