Instagram muda algoritmo e passa a punir contas que copiam conteúdos

1 min de leitura
Imagem de: Instagram muda algoritmo e passa a punir contas que copiam conteúdos
Imagem: Unsplash
Conteúdo oferecido por

O Instagram anunciou hoje (30) mudanças significativas no seu algoritmo que afetarão diretamente as contas do tipo “copia e cola”, conhecidas por realizar a repostagem de conteúdos. O objetivo é valorizar os perfis que divulgam conteúdos originais nas recomendações.

Segundo o Instagram, os alvos são as contas agregadoras de conteúdos, aquelas que baixam vídeos e/ou fotos de terceiros e as repassam, fazendo republicações em série sem autorização do criador original. Usuários que realizarem esse trabalho mais de 10 vezes em um intervalo de 30 dias serão penalizados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As contas agregadoras de conteúdo punidas receberão uma notificação do Instagram.As contas agregadoras de conteúdo punidas receberão uma notificação do Instagram.Fonte:  The Verge/Reprodução 

Os perfis flagrados pelo algoritmo realizando as repostagens acima do limite não serão recomendados no feed principal e na seção Explorar durante 30 dias, como explicou a Meta. Além disso, os conteúdos repostados serão substituídos pelas postagens originais nas recomendações, como forma de aumentar seu alcance.

A penalidade será aplicada mesmo que o perfil agregador mencione o autor no post e deve afetar páginas de fãs de celebridades e as que repostam fotos inspiradoras encontradas no Instagram, por exemplo. As contas punidas poderão ser recomendadas novamente pela rede social após um mês.

Mostrando as contas menores

Além da mudança, que não impactará as contas com acordos de licenciamento ou permissão de compartilhamento dada pelos criadores originais, a plataforma também terá um novo algoritmo de classificação. Neste caso, a ideia é “dar a todos os criadores, oportunidades iguais de avanço”, de acordo com o Instagram.

Para dar chances iguais a todos, o sistema de recomendações da rede social passará a recomendar Reels de contas menores para uma pequena parcela de usuários que possam ter interesse naqueles conteúdos. As postagens que obtiverem os melhores resultados serão exibidas para um público mais amplo, aumento a possibilidade de viralizar.

Atualmente, as sugestões têm como base o engajamento com as postagens, o que em teoria prioriza as publicações feitas por contas com grandes quantidades de seguidores. Esse novo sistema começará a ser implementado nos próximos meses.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.