O Instagram está desenvolvendo um novo recurso que permite ao usuário saber em tempo real a localização dos contatos mais próximos. A função se chama Friend Map e atualmente está em fase de protótipo.
Essa novidade exibe para um mapa atualizado em tempo real com a localização geográfica de pessoas selecionadas. Dessa forma, é possível saber em que país, cidade ou região estão algumas pessoas que você segue no seu perfil.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo o TechCrunch, essa novidade foi confirmada pela Meta como algo em desenvolvimento. Porém, ela ainda não tem data de lançamento para toda a comunidade e nem há previsão para que o mapa vire um recurso no aplicativo.
A tela inicial de configuração do mapa no Instagram.Fonte: Alessandro Paluzzi/Threads
O engenheiro Alessandro Paluzzi conseguiu obter algumas capturas de tela da configuração desse mapa e postou os resultados na rede social Threads. Nas imagens, é possível ver alguns detalhes da configuração do recurso, além do que ele é capaz de fazer.
Mapa do Instagram terá dados privados
Segundo as descobertas de Paluzzi, o Friends Map será opcional. Além disso, o usuário escolhe quem pode ver a sua localização — todos os contatos, apenas os amigos próximos ou ninguém.
O mapa é ativado assim que o usuário postar alguma coisa que está geolocalizada. É o caso de fotos, vídeos, Reels ou Stories com o local identificado.
Os detalhes da localização são criptografados de ponta a ponta, o que significa que o Instagram não armazena esse tipo de informação nos próprios servidores. Além disso, se você preferir, é possível esconder sempre o local mais recente para evitar qualquer tipo de rastreamento por parte de outras pessoas.
O Instagram garante a privacidade o usuário que escolher compartilhar a localização.Fonte: Alessandro Paluzzi/Threads
Esse recurso não é exatamente inédito. O rival Snapchat, que foi também o desenvolvedor original do formato Stories, usa um mapa para você localizar os seus contatos já há alguns anos.
Fora o mapa, o Instagram também está testando um "feed alternativo" para que você mantenha um "lado B" do seu perfil voltado apenas para contatos mais próximos.