O Bluesky liberou o cadastro para o público em geral a partir dessa terça-feira (6), permitindo que qualquer pessoa interessada em acessar a plataforma se inscreva sem a necessidade de convite. A rede social estreou no início de 2023, mas estava restrito a usuários convidados.
Lançada para rivalizar com o Twitter (atual X), ela foi criada pelo cofundador da antiga rede do passarinho azul, Jack Dorsey, e permite postagens com até 300 caracteres acompanhadas de fotos e vídeos. Pelo menos 3 milhões de usuários se cadastraram no primeiro ano de vida do projeto, por meio de convites de amigos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Agora, qualquer pessoa pode criar perfil na Bluesky.Fonte: Bluesky/Divulgação
Embora tenha semelhanças com a rede atualmente pertencente a Elon Musk, a Bluesky se diferencia por ser uma plataforma de código aberto e não tão dependente de algoritmos como a concorrente. De acordo com a empresa, as preferências do usuário são o foco principal ao sugerir conteúdos exibidos na timeline.
Além disso, a rede social permite que desenvolvedores externos criem seus próprios códigos aproveitando a infraestrutura descentralizada conhecida como protocolo AT. Esta tecnologia também facilita a interoperabilidade com outras plataformas que usam a mesma rede.
Como criar uma conta na rede social Bluesky?
Com o fim da exigência dos convites, agora é possível criar um perfil gratuitamente acessando o site da Bluesky ou por meio do app da plataforma, disponível para Android e iOS. Basta clicar em “Create a new account” e digitar as informações solicitadas, como endereço de e-mail e data de nascimento, além de criar uma senha.
Em seguida, será preciso informar um número de telefone para o envio e a validação do código de segurança. Depois deste procedimento, siga as instruções da rede social para a criação do nome de usuário e a configuração da conta, liberando o acesso às postagens e demais recursos.
Não há qualquer tipo de cobrança para criar conta no serviço, mas segundo o CEO da Bluesky, Jay Graber, a plataforma poderá incluir recursos adicionais pagos futuramente, que serão opcionais.
Categorias