A Meta, dona do Instagram, anunciou nesta quinta-feira (18) um novo recurso voltado para o público adolescente. A novidade é uma tela com um aviso que sugere uma pausa no consumo da plataforma durante a noite.
"Que tal fazer uma pausa? Está ficando tarde. Considere fechar o Instagram pelo resto da noite", diz o recado na versão em português do Brasil do aplicativo. Esse alerta já começou a circular oficialmente no serviço.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Leia mais: O que é restringir no Instagram? Descubra!
A tela que adolescentes receberão ao usar o Instagram de noite.Fonte: Meta
Na prática, não é todo mundo que verá o aviso: essa notificação aparece para jovens que passarem mais de dez minutos ininterruptos assistindo a vídeos curtos no Reels ou conferindo as mensagens privadas (DMs). Além disso, a tela só aparecerá no período da noite.
Parar de usar o Instagram é apenas uma recomendação e não será obrigatório. Ao deslizar a tela com o dedo para o lado, você pode continuar consumindo os conteúdos em foto e vídeo da rede social.
Saúde mental de adolescentes agora é prioridade nas redes
O alerta do Instagram que encoraja os jovens a deixarem o app de lado durante a noite é uma entre várias novas ferramentas e medidas da Meta para reduzir impactos negativos na saúde mental dos usuários.
Nos últimos dias, a companhia anunciou vários recursos específicos voltados para crianças e adolescentes. Alguns são válidos tanto para o Instagram quanto para o Facebook, que é uma plataforma da mesma companhia.
Essas novidades incluem esconder publicações de temas sensíveis, como automutilação e distúrbios alimentares. Além disso, serão promovidas alterações nos perfis de adolescentes para que algumas informações pessoais sejam restritas.
Nos últimos anos, estudos já comprovaram que o Instagram tem um efeito negativo na saúde de jovens, inclusive por questões de autoestima durante o consumo prolongado do app.
Fontes
Categorias