A Meta, dona das redes sociais Facebook e Instagram, divulgou uma série de novas medidas de segurança para as plataformas. Algumas delas já estão em andamento, enquanto outras serão implementadas.
As novidades são direcionadas para o público jovem, em especial, adolescentes que usam as duas redes sociais. Segundo a Meta, até agora já foram mais de 30 funções criadas especialmente para esse público.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As ações da Meta são consequência de uma série de críticas sofridas pelas plataformas da empresa sobre o tratamento ao público jovem. Nos últimos anos, pesquisas mostraram os efeitos negativos do uso excessivo do Instagram na saúde de jovens, por exemplo, em especial por intensificar condições como ansiedade, depressão e problemas com o próprio corpo.
As novas ferramentas da Meta para jovens
Na nova política de conteúdos para adolescentes, certas publicações nas redes sociais serão "escondidas" dos jovens. Os temas incluem suicídio e distúrbios alimentares, por exemplo, mesmo que tenham sido feitos por contatos ou sejam debates sérios sobre o tema.
O filtro de postagens de acordo com a idade do usuário.Fonte: Meta
Quem procurar por esses assuntos no mecanismo interno de busca das redes sociais será direcionado no lugar para possíveis canais de atendimento e aconselhamento. Como, por exemplo, falar com um amigo de confiança ou ligar para uma linha de conversa de emergência.
Além disso, as recomendações de conteúdo da comunidade nos formatos como Reels serão restritas: jovens terão menos acesso a publicações "sexualmente sugestivas ou que contenham desinformação".
Em termos técnicos, o perfil dos adolescentes será automaticamente configurado para o modo de navegação mais restrito possível em ambos os aplicativos.
As opções de ajuda e contato para o caso de pesquisas sobre temas sensíveis.Fonte: Meta
Para as opções de privacidade que precisam ser ativadas manualmente, Instagram e Facebook passarão a enviar notificações lembrando os usuários de que, se quiserem, é possível restringir quem comenta, compartilha ou até visualiza suas publicações.
Fontes
Categorias