Vem na Trend: Instagram revela as principais tendências para 2024

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Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

O Instagram, em parceria com a WGSN, lançou o 'Vem na Trend 2024' na última segunda-feira (4). A pesquisa mostra as tendências do próximo ano para a Geração Z na plataforma.

O relatório foi montado com base em uma pesquisa feita com jovens de 16 a 24 anos do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Índia e Coreia do Sul. Além de prever o que a geração irá consumir em 2024, o Instagram cita o Barbie-core como um dos principais destaques de 2023.

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O Instagram divulgou as principais tendências para 2024O Instagram divulgou as principais tendências para 2024Fonte:  Divulgação/Instagram 

Na pesquisa há um trecho sobre o uso de redes sociais. Para 2024, os adolescentes e jovens adultos querem priorizar conexões significativas. Vale destacar que eles buscam usar as plataformas para manter contato com amigos e parentes.

Essa aproximação é feita através do envio de memes e Reels, além de curtidas de posts no feed. Ficar por dentro das tendências entrou em segundo lugar de maneira geral, mas ganhou a medalha de ouro entre os brasileiros. Inclusive, no Brasil, 42% da Geração Z considera o interesse dos outros por memes para analisar a conexão.

O Instagram também serve aos jovens para demonstrar interesse romântico, curtindo Stories, adicionando à lista de amigos próximos e marcando em publicações. Seguir o outro na rede social é, inclusive, o primeiro passo de 28% deles ao conhecer alguém novo.

Mais uma vez, os brasileiros passam na frente sendo os mais corajosos, respondendo aos Stories dos 'crushes'. Além disso, são também os que primeiro deletam posts com ex após o fim do relacionamento.

Os jovens brasileiros são os mais corajosos na hora de responder aos stories dos interesses românticos.Os jovens brasileiros são os mais corajosos na hora de responder aos stories dos interesses românticos.Fonte:  GettyImages 

Moda e beleza no Instagram

Na parte de moda e beleza, a Geração Z pretende comprar menos roupas, apoiar o comércio local e adquirir itens de segunda mão. Eles também querem usar roupas de forma mais modesta e com estilo vintage, econômico ou herdado e ser mais sustentáveis, repetindo os looks.

O grupo afirmou que a principal dica de beleza que aprenderam nas redes sociais foi um novo penteado, seguido por cuidados com a pele.

Sobrancelhas raspadas saem de moda. Entram os perfumes, com os jovens buscando descobrir qual fragrância combinam consigo.

Estilo de vida e Celebridades no Instagram

A pesquisa englobou ainda outros setores, como Estilo de Vida e Celebridades. No primeiro, a Geração Z encara 2024 como era de crescimento. Eles querem se concentrar no autoaperfeiçoamento e no desenvolvimento pessoal, mas também desejam sorte e poder serem eles mesmos no ano que vem.

Em 2024, as metas da Geração Z incluem fazer exercícios físicos regulares, de acordo com a pesquisa do Instagram com a WGSN.Em 2024, as metas da Geração Z incluem fazer exercícios físicos regulares, de acordo com a pesquisa do Instagram com a WGSN.Fonte:  GettyImages 

A lista de metas dos jovens inclui ainda manter a saúde, com exercícios regulares e alimentação saudável. Viajar e explorar um plano de carreira também faz parte das ideias de 2024.

Já no quesito celebridades, a geração entrevistada admitiu que usa o Instagram para interagir com famosos. Entre os brasileiros, mais uma vez encabeçando a lista, 68,3% já mandaram mensagens diretas para celebridades.

Três quartos da Geração Z integram um fandom (grupo de fãs) de algum programa de TV, banda ou cantor e videogames.

Gastronomia e Ativismo

Por fim, a pesquisa 'Vem na Trend 2024' perguntou ao grupo de até 24 anos sobre gastronomia e ativismo. No próximo ano, a Gen Z quer experimenter novos alimentos e ingredientes. Há ainda a parte que pensa em buscar produtos veganos, com 45% do total, além de 42% que querem tentar carne vegetal.

"Qual você acredita ser a melhor maneira de fazer mudanças", foi a pergunta da última questão. Os jovens se dividem igualmente, entre aqueles que acreditam na força do voto e o grupo que aposta em ‘fazer ativismo nas redes sociais’.

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Fontes

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