O Facebook mudou a logo, mas poucos usuários irão notar a diferença. Na última quarta-feira (20), a plataforma anunciou uma atualização para seu "sistema de identificação" que, entre as mudanças, inclui o novo ícone.
Ainda que a explicação seja pomposa, as mudanças são mínimas: a versão nova adota um tom de azul mais escuro e sem degradê e o "f" estampado está ligeiramente diferente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Antiga logo à esquerda, nova logo à direita.Fonte: Meta
"Nossa intenção era criar um design atualizado do logotipo do Facebook que fosse mais ousado, elétrico e duradouro", explica a Meta no anúncio. "Cada um dos novos refinamentos distintos proporciona maior harmonia em todo o design como um elemento-chave da identidade do aplicativo. Fizemos isso incorporando uma expressão mais confiante da cor azul central do Facebook, criada para ser mais acessível visualmente em nosso aplicativo e fornecer um contraste mais forte para o 'f' se destacar", complementa.
Na mesma publicação, a Meta compartilhou uma breve linha do tempo que mostra cada um dos ícones adotados pela rede social.
A atualização de identidade também resultou em uma atualização para o tipo de letra Facebook Sans, a fonte adotada para a logo da plataforma.
Segundo a empresa, a alteração permite "desenvolver uma herança de identidade" e ajuda a criar uma "relação mais forte entre a forma como a marca nominativa combina com o resto da fonte".
Até mesmo as reações do Facebook receberam um leve retoque, neste caso, ainda mais difícil de reparar. "Ajustamos as cores para atender às orientações de acessibilidade de cores, para que nossa iconografia seja legível em qualquer tamanho, flexível o suficiente para diferentes necessidades e fácil para as pessoas interagirem", pontua a empresa.
Mais mudanças a caminho
Segundo a Meta, essa é apenas a primeira fase de transformação na identidade do Facebook. Portanto, mais mudanças devem chegar à plataforma em breve.
"Todos esses refinamentos criarão uma experiência mais consistente, pessoal e integrada para os bilhões de pessoas que interagem diariamente com o Facebook — para explorar, se conectar e compartilhar umas com as outras", diz a empresa.
Não há previsão de quando cada um dos ajustes será implementado no serviço, mas é possível que não demore.
Fontes
Categorias