Lançado ano passado, o BeReal é uma rede social que estimula a honestidade radical: os usuários devem postar fotos sem qualquer edição e em tempo real, mostrando exatamente aquilo que estão fazendo. Pois saiba que agora surgiu um app com o objetivo oposto: o BeFake quer que as pessoas postem na rede imagens suas criadas por inteligência artificial.
Ou seja, a ideia é que você se torne, dentro do BeFake, o mais artificial (e até exagerado) o quanto for possível. Neste texto, contamos tudo o que você precisa saber sobre essa nova rede social que tem conquistado usuários do mundo todo – e, de quebra, analisamos se este aplicativo é seguro.
O que é o BeFake?
(Fonte: Mustang News)Fonte: Mustang News
O BeFake é um aplicativo criado pelos estúdios Alias Technologies Inc, que encoraja as trocas sociais a partir de fotos geradas por inteligência artificial. A descrição do aplicativo já deixa claro: a ideia é explorar as potencialidades da IA para estimular a criatividade.
O aplicativo funciona exatamente da mesma forma que o BeReal. Em um horário do dia, o usuário recebe uma notificação dizendo que está na hora de acionar as câmeras dianteira e traseira do smartphone para tirar uma foto.
Entretanto, diferente do outro app, aqui você não vai exibir exatamente o que está fazendo. Ao contrário: a proposta é usar o gerador de inteligência artificial para criar algo mais louco quanto for possível. Isso já fica bem explícito no slogan do app: “Por que ser real quando é divertido ‘ser falso’?”
O BeFake traz em sua configuração alguns prompts (comandos para a geração de uma IA) prontos, mas você pode também inserir os seus. Esta é a verdadeira graça: estimular que você elabore as formas mais imaginativas de alterar e criar as suas imagens. Depois de você tirar uma foto com o celular, tem 20 minutos para utilizar a IA para modificar a sua foto até postá-la em seu feed nesta rede social.
Da mesma forma que na rede social BeReal, no BeFake, o usuário tem um feed que é separado pelos amigos que segue e outro para explorar contar desconhecidas. Isso traz uma oportunidade de você se inspirar em outros usuários, aumentar a criatividade e até criar uma possível rede de contatos. O BeFake também permite que se use a rede anonimamente, postando as próprias fotos sem se identificar.
O BeFake é seguro?
(Fonte: Venture Beat)Fonte: Venture Beat
O BeFake é um aplicativo criado por uma empresa desenvolvedora conhecida, a Alias Technologies, que é especializada na elaboração de apps usando mídia generativa e sistemas de IA multimodais. Ela surgiu a partir da fusão da gigante de jogos Machine Zone com a AppLovin, em 2020.
Isso significa que o BeFake tem um background confiável no que diz respeito à sua origem. As suas informações sobre coleta de dados estão expostas de forma clara na política de privacidade do app. Neste documento, é informado que, quando um usuário utiliza o serviço da empresa, ele pode ter seus dados coletados de maneira automática, como o tipo de dispositivo móvel usado, o endereço IP, o sistema operacional e o tipo de navegador de internet.
Caso o usuário autorize, o BeFake irá ainda acessar sua lista de contatos, a localização, suas imagens e sua biblioteca de fotos. Todas essas concessões podem ser removidas a partir dos ajustes da configuração do celular.
- Fique por dentro: Kiwi: aprenda a usar o 'BeReal das músicas'
As principais diferenças entre o BeFake e o BeReal
(Fonte: Lifehacker)Fonte: Lifehacker
Embora sejam semelhantes, o BeFake e o BeReal têm propostas diametralmente opostas: um estimula o compartilhamento de conteúdos super reais, enquanto o outro navega na onda das alterações extremas da inteligência artificial.
Além disso, o BeFake tem a possibilidade de postagens anônimas, ao contrário do BeReal - afinal, não faria qualquer sentido que a rede social da "honestidade" desse a opção que seus usuários escondessem suas identidades.
Estes são os pontos básicos em uma comparação entre os dois apps. Mas há outros. Diferente do BeReal, o BeFake possui recursos pagos, exibindo aos usuários várias opções legais de prompts que só podem ser utilizadas pelos assinantes.
Quem paga o app (que, nos Estados Unidos, custa U$ 2,99 por semana, U$ 9,99 por mês ou U$ 99,99 por ano) tem várias vantagens: consegue fazer postagens atrasadas sem penalidade, ver fotos antigas dos amigos e recebe prompts ilimitados para a geração de IA.
Se você se entusiasmou para experimentar essa nova rede social, há, por fim, um último porém: embora esteja disponível nos Estados Unidos e Europa, ela ainda não está sendo ofertada para os usuários brasileiros. A não ser que você esteja no exterior, o lance agora é conhecer suas potencialidades e aguardar até que a rede chegue por aqui, o que não deve demorar muito para acontecer.
Fontes
Categorias