Quer saber quem criou o Instagram? Kevin Systrom e Mike Krieger são os nomes que você está buscando! Os dois colegas que se conheceram enquanto estudavam na Universidade de Stanford, uniram seus interesses por fotografia e conhecimento tecnológico para a criação do que viria ser um dos mais famosos aplicativos do mundo.
Saiba mais sobre a história do Instagram, suas principais funções e como você pode se destacar na comunidade criada em 2010 e que, até fevereiro de 2023, tinha mais de 113,5 milhões de usuários no Brasil.
O que é e para que serve o Instagram?
O Instagram é uma plataforma de mídia social que permite aos usuários compartilhar fotos e vídeos por meio de dispositivos Android, iOS e computadores – este último com algumas limitações.
Ao criar um perfil no aplicativo, o usuário tem a possibilidade de interagir com amigos, família, marcas e figuras públicas por meio de curtidas, comentários e mensagens diretas.
Hoje, o Instagram é uma das redes sociais favoritas no mundo todo. Cerca de 23,92% dos mais de 4 bilhões de usuários ativos de internet móvel costumam acessar o Instagram ao menos 1 vez a cada 30 dias. Esse número é equivalente à soma dos moradores da Europa e da América do Norte!
Por isso, o Instagram é a 4ª rede social mais popular em número de usuários, perdendo apenas para o Facebook, o YouTube e o WhatsApp.
Segundo a Meta, conglomerado responsável pelo Instagram, o aplicativo possui 1 bilhão de usuários ativos mensais e 500 milhões de usuários que acessam todo dia a plataforma.
A constante atualização dos recursos disponíveis na rede social ajudam no engajamento do público, ainda que muitas ferramentas lançadas foram apontadas como cópias de concorrentes populares, como Snapchat e TikTok.
Os recursos do app Instagram foram aprimorados desde a sua venda para o Facebook/Meta.Fonte: Instagram/Montagem: Bianca Seabra
Conheça os principais recursos do Instagram a seguir!
Stories
Fotos e vídeos de até 15 segundos que ficam disponíveis em seu perfil por 24 horas. O usuário pode compartilhar seu cotidiano usando texto, música, figurinhas interativas, filtros e GIFs.
A nível de comparação, o Instagram Stories levou 8 meses para ultrapassar a marca de 150 milhões de usuários ativos diários enquanto seu rival, o Snapchat, demorou 6 anos.
Reels
Criação de vídeos com duração de até 90 segundos no próprio aplicativo ou importados da galeria do usuário. Os filtros de realidade aumentada e ferramentas de áudio e texto tornaram os Reels ainda mais atrativos e fáceis de usar.
Messenger
Caixa de entrada privada para receber e enviar mensagens com texto, fotos e vídeos para amigos. É possível recompartilhar publicações e fazer videochamada em grupo.
Notas
São um espaço na caixa de entrada para publicações de até 60 caracteres com texto e emojis. Apenas os seus seguidores visualizarão suas notas.
Compras
Ao tocar na etiqueta dos produtos que aparecem no feed e/ou no Stories, o usuário será redirecionado para finalizar a compra com o vendedor. Até o momento, apenas no EUA é possível comprar no próprio app com o Meta Pay.
Pesquisar e Explorar
Reúne conteúdo de toda a plataforma com base em diversos fatores, como as contas que você segue, os vídeos e as fotos que curte no Instagram e as pessoas com quem se conecta.
Outro viés que aumenta o alcance dos conteúdos publicados no Instagram é a facilidade de conectar sua conta com outras redes sociais, como Facebook, Twitter e o novato Threads.
Qual é a origem do Instagram?
O Instagram foi criado por Kevin Systrom e Mike Krieger, que lançaram o app em outubro de 2010. No começo, ele era exclusivo para usuários de dispositivos iOS, mas foi lançada uma versão para dispositivos Android em abril de 2012.
Com apenas 67 dias de vida, o Instagram atingiu 1 milhão de usuários mensais! A popularidade da plataforma em 2011 motivou a sua avaliação em US$ 25 milhões.
Mike Krieger e Kevin Systrom criaram o aplicativo Burbn, que viria a se tornar o Instagram.Fonte: GettyImages
É claro que o sucesso do Instagram chamou a atenção do mercado, mais especificamente, do Facebook. A empresa de Mark Zuckerberg comprou o Instagram em 2012 por 1 bilhão de dólares. Na época, o Instagram tinha uma base de 30 milhões de usuários ativos mensais.
Nos dias atuais, a plataforma cujo nome faz referência ao envio de fotografias instantâneas feitas com polaroid por telegrama tem uma equipe de 450 funcionários.
- Leia mais: Como mudar a senha do Instagram?
Qual é o objetivo do Instagram?
O objetivo inicial do Instagram era fornecer uma plataforma onde as pessoas pudessem compartilhar fotos com facilidade, aplicar filtros para melhorar sua aparência e interagir com outros usuários.
Ao longo dos anos, a expansão de suas funcionalidades proporcionaram uma experiência mais abrangente aos usuários.
Além de conectar as pessoas e permitir que elas se expressem visualmente, seu potencial para divulgar marcas e produtos com campanhas pagas o tornou um dos canais de comunicação essenciais para conectar empresas e consumidores.
Como usar o Instagram para iniciantes?
Para usar o Instagram como iniciante, você pode seguir estas etapas:
1. Baixe o aplicativo:
O Instagram está disponível gratuitamente na App Store e na Google Play Store. Baixe e instale o aplicativo em seu smartphone.
2. Crie uma conta:
Abra o aplicativo e forneça um endereço de e-mail válido ou conecte-se usando sua conta do Facebook.
Siga as instruções do próprio app para criar uma conta no Instagram.Fonte: Instagram/Montagem: Bianca Seabra
3. Personalize seu perfil:
Adicione uma foto de perfil e preencha as informações relevantes em seu perfil, como nome personalizado e uma breve descrição sobre você.
4. Encontre pessoas para seguir:
Procure por amigos, celebridades, marcas ou qualquer pessoa que você queira seguir. Você pode usar a barra de pesquisa ou conectar-se aos seus contatos do Facebook para encontrar pessoas conhecidas.
5. Publique fotos ou vídeos:
Toque no ícone "+" na parte inferior da tela para criar uma nova postagem. Você pode selecionar fotos ou vídeos da galeria do seu telefone ou gravar diretamente no aplicativo.
Na imagem, é possível visualizar o feed, a área de criação do Stories e o perfil do usuário.Fonte: Instagram/Montagem: Bianca Seabra
6. Interaja com outros usuários:
Curta e comente as postagens de outras pessoas para interagir com elas. Você também pode enviar mensagens diretas para usuários específicos.
7. Explore e descubra conteúdo:
Toque no ícone da lupa na parte inferior da tela para acessar a página "Explorar". Lá, você pode descobrir novos perfis, hashtags populares e conteúdo relevante com base em seus interesses.
Quantas vezes por dia devo postar no Instagram?
Não há um número específico de vezes que você deve postar no Instagram por dia, pois isso pode variar dependendo dos seus objetivos e do tipo de conteúdo que você está compartilhando.
A chave é encontrar um equilíbrio que funcione para você e seu público-alvo. Considere a qualidade do conteúdo e a consistência ao decidir com que frequência postar.
Use adesivos do Instagram para criar Stories interessantes.Fonte: GettyImages
Para começar, você pode se basear no estudo pela Statista feito em 2022. Segundo a plataforma online alemã especializada em coleta e visualização de dados, os melhores resultados gerados em cada tipo de conta são:
- 3 postagens de feed, 4 stories e 1 Reel por semana em contas com até 500 seguidores;
- 3 postagens de feed e 8 stories por semana em contas com 500 a 2 mil seguidores;
- 5 postagens de feed por semana e 40 stories por semana em contas com 100 mil a 500 mil seguidores.
Outro dado importante para se levar em consideração é o comentário feito pelo CEO do Instagram, Adam Mosseri. Ele disse que a frequência ideal de postagem para ganhar seguidores no aplicativo é 2 posts de feed por semana e 2 Stories por dia – ter o selo de verificado da rede social também ajuda, e muito!
Mas, vale o alerta: a melhor estratégia para alavancar o perfil no Instagram é criada a partir de testes. Monte diferentes calendários de postagem, aplique por uma semana e analise os resultados.
Por fim, veja qual cronograma de publicação trouxe os melhores resultados e mais se encaixa na sua rotina ou na agenda da sua equipe de marketing.
Quer saber mais sobre o Instagram? Entenda com o TecMundo quais são os maiores inimigos do WhatsApp e do Instagram e por que eles ficam fora do ar!
Categorias