O Twitter mudou de ideia em relação a impedir que as pessoas sem cadastro visualizem tweets e voltou a liberar o acesso para quem não possui conta no microblog. O fim da exigência começou a ser notado nesta quarta-feira (5), como relata o TechCrunch.
De acordo com a publicação, a funcionalidade foi reativada, permitindo visualizar conteúdos na rede social mesmo sem estar logado em uma conta. No entanto, ainda há algumas restrições para o acesso feito desta maneira, como a impossibilidade de ver o feed dos usuários.
Testes feitos pelo TecMundo mostram que o acesso a alguns perfis e postagens ainda continua bloqueado para quem não possui conta no Twitter, no momento. Não é o caso da conta oficial de Elon Musk, dono da plataforma, cujos tweets voltaram a ficar visíveis para qualquer internauta.
Tweets de Elon Musk voltaram a ficar visíveis sem a exigência de login.Fonte: Twitter/Elon Musk
Como não houve comunicação oficial sobre o fim da exigência do login, da mesma forma que aconteceu quando foi proibido o acesso para usuários desconectados, a volta da função foi descoberta por meio do compartilhamento de links no WhatsApp, Slack e iMessage. De repente, a pré-visualização dos tweets ficou disponível novamente.
Justificativas do Twitter
Impedir que as pessoas sem conta cadastrada no microblog acessassem o Twitter foi uma “medida de emergência temporária”. A explicação foi dada pelo antigo CEO da rede social, que disse ainda se tratar de uma decisão para evitar a “raspagem de dados” e a degradação do serviço para os usuários normais.
Musk, no entanto, não forneceu detalhes sobre o que foi feito para impedir a coleta de dados, possivelmente utilizados para o treinamento de mecanismos de inteligência artificial. A justificativa é a mesma dada para a limitação da quantidade de tweets visualizados diariamente, que gerou inúmeras reclamações no último final de semana.
Curiosamente, a mudança de planos ocorre um dia antes do lançamento do Threads, novo rival do Twitter que a Meta deve disponibilizar a partir de amanhã (6). Espera-se que a futura plataforma permita visualizar postagens sem a exigência de login.
Fontes
Categorias