O Twitter está bloqueando acessos de usuários não registrados, impedindo que pessoas sem conta no microblog visualizem qualquer tipo de conteúdo, algo que era possível fazer anteriormente. A mudança aparentemente começou a ser implementada nesta sexta-feira (30), como aponta o The Verge.
Antes desta nova política, qualquer internauta conseguia acessar a rede social pertencente a Elon Musk sem estar registrado. Mesmo que de forma limitada, o visitante podia ver tweets públicos e perfis, mas não havia como interagir com as postagens, ficando impedido de curtir mensagens ou deixar comentários.
Mas a partir de agora, nem isso é possível mais. O TecMundo fez o teste, tentando acessar o Twitter sem login, e constatou a modificação: a janela solicitando as credenciais de acesso ou a criação de uma nova conta aparece ao tentar visualizar tweets e perfis sem estar cadastrado.
Pessoas sem conta registrada no Twitter estão sendo impedidas de acessar o microblog.Fonte: Twitter/Reprodução
O bloqueio para usuários sem conta registrada no microblog acontece na versão web acessada por meio do navegador em computadores e dispositivos móveis. Não é possível visualizar a página inicial nem qualquer detalhe de um perfil, inclusive se o acesso acontecer via link direto para um tweet.
Bug ou mudança definitiva?
Como não houve nenhuma comunicação oficial do Twitter a respeito desta mudança, até o momento, não sabemos se ela realmente é definitiva. Também há a possibilidade de que a plataforma esteja passando por alguma instabilidade temporária, impedindo o acesso sem registro.
Apesar da falta de informações oficiais, é válido lembrar que o microblog fez uma alteração semelhante em abril. Na ocasião, a rede social começou a impedir a realização de pesquisas por tweets específicos, usuários e temas em discussão, exigindo login em uma conta válida para tais atividades.
O bloqueio também pode significar a busca por uma maior quantidade de assinantes para o Twitter Blue. A versão paga oferece várias vantagens, como a edição de tweets, postagens mais extensas e o selo verificado, entre outros benefícios.
Fontes
Categorias