O TikTok Now, lançado para concorrer com o BeReal, que fez bastante sucesso no ano passado, será encerrado pelo app de vídeos chinês. Usuários de diversos países começaram a receber alertas sobre a descontinuidade da ferramenta nesta terça-feira (27), de acordo com o The Verge.
Como mostram as capturas de tela compartilhadas por alguns deles no Twitter, o aviso informa apenas que a empresa está “atualizando a experiência do TikTok e descontinuando o TikTok Now”. Não há qualquer explicação a respeito dos motivos que levaram a tal decisão.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Disponível desde setembro do ano passado para promover “conexões autênticas e espontâneas”, o Now permite realizar postagens de momentos únicos do dia, usando as câmeras frontal e traseira do celular. Além de fotos, a ferramenta suporta vídeos de até 10 segundos.
Leia mais: 'Stories do Telegram': nova atualização libera recurso aguardado por usuários
TikTok is killing its BeReal clone TikTok Now pic.twitter.com/8uPn88HQV4
— Matt Navarra (@MattNavarra) June 27, 2023
Nos Estados Unidos, a funcionalidade é integrada nativamente ao aplicativo da rede social. Mas em outros mercados, o recurso ganhou um app dedicado exclusivo, que precisa ser baixado à parte para que o usuário possa aproveitar o serviço concorrente do BeReal.
Queda de popularidade?
O motivo para o fim do TikTok Now não foi divulgado na notificação enviada pelo app chinês. Mas especula-se que a queda de popularidade do BeReal possa ter influenciado na decisão tomada pela ByteDance, que não informou quando o recurso deixará de funcionar.
- Leia também: O que é e como funciona o BeReal?
Um relatório divulgado pelo The New York Times em abril aponta que o BeReal perdeu 61% dos usuários entre outubro de 2022 e março deste ano, passando de 15 milhões para menos de 6 milhões de pessoas, números contestados pelo app francês que afirma ter 20 milhões de usuários ativos diários. Além da plataforma chinesa, o Snapchat lançou recurso semelhante, enquanto o Instagram realiza testes.
Fontes
Categorias