O TikTok confirmou o início dos testes na seção 'Trendy Beat', área de compras no aplicativo. Os produtos oferecidos na nova parte da rede social são vendidos e enviados por uma subsidiária da ByteDance, mesma dona da rede social.
Inicialmente, o recurso é testado no Reino Unido e oferece itens que aparecem em vídeos de tendência. Se a plataforma de vídeos já dava dor de cabeça para a Meta, agora deve incomodar também Amazon e Shein.
A plataforma já pediu, em maio, para registrar a marca nos Estados Unidos. Por enquanto, os EUA contam com o TikTok Shop, onde outros vendedores podem comercializar produtos dentro da rede social de vídeos curtos.
De acordo com o jornal Financial Times, a ByteDance chama o plano de vender mercadorias próprias no TikTok de "Project S", ou "Projeto S". A empresa aproveita as informações sobre produtos que estão ganhando popularidade, podendo assim fabricá-los ou adquiri-los de fornecedores.
O TikTok percebeu o crescimento de termos que se referem ao aplicativo como incentivador de compras dos usuários.Fonte: GettyImages
A ideia vem da influência que o aplicativo exerce sobre as decisões de compras dos usuários. A frase "TikTok me fez comprar", por exemplo, soma 7,4 bilhões de visualizações no TikTok e a hashtag foi usada 59,3 bilhões de vezes.
A operação deve ser similar ao usado por Shein e Amazon Basics, que promovem itens próprios. Por outro lado, iniciar uma seção de vendas é o caminho inverso do percorrido pelo rival Instagram, que removeu a guia de compras em janeiro.
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