A live de 12 horas feita pela influenciadora digital Virgínia Fonseca trouxe a tona um ponto polêmico para muitos internautas, e não estamos falando da sua base de R$200. A empresária disse que desistiu de ir à China devido a proibição de redes sociais no país.
“Quando me disseram que lá não pode Instagram, cancelei na hora. Não tenho como ficar sem rede social”, disse Virgínia durante a transmissão. O motivo do cancelamento da viagem de 20 dias despertou interesse sobre o assunto, não apenas nos 43 milhões de seguidores da empresária na plataforma.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O governo chinês é conhecido por sua política rigorosa de controle de redes sociais em seu território. Além disso, as autoridades do país asiático censura diversos assuntos, especialmente os que tratam sobre política interna e externa.
- Veja também: Doomscrolling: o que é e como evitar?
Para que você não seja pego de surpresa ao programar sua próxima viagem, que tal conferir a lista de países que impõem restrição ou proibição de redes sociais como o Instagram? Confira a seguir!
Em quais países as redes sociais são proibidas?
Baseando-se na pesquisa "Censura na Internet 2023: um mapa global das restrições da Internet" feita pela Comparitech, empresa especializada em segurança cibernética e privacidade online, listamos os países com a pior classificação em termos de acesso livre às redes sociais.
No mapa abaixo, temos uma visão geral do estudo. Os países com baixa pontuação em censura estão pintados de verde, enquanto os territórios que mais restringem a internet estão marcados na cor vermelha.
Mapeamento dos países que restringiram/baniram redes sociais em seus territórios.Fonte: Compartitech
Coreia do Norte e China
Assim como a China, a Coréia do Norte proíbe seus cidadãos de utilizarem mídias sociais de empresas do ocidente, acesso a sites de pornografia e uso de torrents (tecnologia criada para download de arquivos pesados) e VPNs (rede privada virtual). Instagram, TikTok e Facebook são plataformas censuradas em ambos países.
Irã
O Irã restringe o uso do Instagram desde 2014 após a acusação de falta de privacidade dos usuários. Facebook, Youtube e Twitter também sofreram proibições do governo iraniano na época.
Mais recentemente, com os protestos que tomaram o país em 2022 devido a prisão e morte da jovem que estava usando hijab "de forma inadequada", tanto o Instagram quanto o Whatsapp foram bloqueados no Irã.
Contudo, a empresa controladora das plataformas, Meta, afirmou que milhares de usuários utilizam VPN para continuar mostrando as repressões do governo.
Mianmar
Mianmar é um dos países que vem aumentando a censura na internet. O governo aplicou um bloqueio militar das redes sociais por tempo indeterminado e ainda proibiu o uso de VPNs. A justificativa apresentada em 2021 foi que plataformas estavam contribuindo para a "instabilidade da nação".
Turcomenistão
O regime instalado no Turcomenistão é um dos mais rígidos do mundo, ocupando o penúltimo lugar no ranking de liberdade global da Freedom House. A mídia permitida no país só deve exaltar seus governantes, logo as redes sociais foram banidas e o uso de VPNs foi proibido.
Emirados Árabes Unidos
Aqui, a censura é parcial. Tanto a população quanto os turistas conseguem utilizar redes sociais no país, contudo, há uma forte repressão ao torrent ilegal.
Bielo-Rússia, Omã, Paquistão, Catar, Síria, Tailândia, Turquia e Uzbequistão
Todos esses países aplicam algum tipo de restrição ou proibição aos usuários de rede social. A censura se intensifica na Tailândia e na Bielorrússia, uma vez que aplicativos de mensagens/VoIP como WhatsApp também são limitados.
Rússia
O controle das informações sobre a invasão russa no território ucraniano foi um dos motivos que levaram o governo de Vladimir Putin a restringir o acesso ao Instagram. Segundo a agência de notícia TASS, Facebook e Twitter também foram censurados no território.
Estados Unidos da América
Até o momento, não há restrições ou proibição do uso de redes sociais nos EUA – mas esse cenário está para mudar! O estado de Utah aprovou uma lei que restringirá o consumo de TikTok e Instagram por crianças e adolescentes a partir de 1º de março de 2024.
Big Techs estão na mira do congresso norte-americano nos últimos anos.Fonte: GettyImages
O pioneirismo de Utah pode estimular os demais governos locais do país a implementar leis parecidas, ainda mais com a crescente discussão sobre o banimento do TikTok que está acontecendo no congresso dos EUA.
Se você ainda não está por dentro desse assunto, leia a matéria "TikTok: o que acontece se o app for banido dos EUA e da Europa?" disponível no TecMundo!
Fontes
Categorias