O mecanismo de criação de listas restritas de contatos no Twitter não está funcionando como deveria. Diversas postagens na rede social confirmam que a "Roda do Twitter" ("Twitter Circle", no original em inglês) apresenta graves falhas de privacidade.
O recurso existe desde 2022 e funciona como um grupo restrito de contatos, para o qual você pode fazer tweets direcionados — algo próximo ao "Melhores amigos" do Instagram.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Entretanto, como aponta o site TechCrunch, há alguns dias usuários que usam o recurso perceberam que pessoas que não estão na lista (ou que nem sequer seguiam a conta que fez o tweet) podiam ler e interagir com a publicação supostamente restrita.
Holy shit this is bad pic.twitter.com/mjQDcHmUB0
— Theo - t3.gg (@t3dotgg) April 8, 2023
Para piorar, tweets que deveriam estar restritos a uma Roda aparecem até mesmo na aba "Para Você", a timeline do Twitter que reúne postagens sugeridas, inclusive de quem você não conhece.
O conselho, portanto, é usar a Roda do Twitter com moderação e ter cuidado com o tipo de informação que você publica por lá, já que o conteúdo dificilmente ficará restrito a seus contatos próximos.
Problemas internos
Denúncias sobre o funcionamento irregular da Roda do Twitter já circulavam há algumas semanas, mas só agora a situação parece ter se agravado a ponto de comprometer a privacidade do conteúdo.
Desde foi adquirido por Elon Musk, em outubro de 2022, o Twitter encara cada vez mais instabilidades no funcionamento. A onda de demissões feita pelo atual CEO, inclusive de desenvolvedores, aumentou o prazo para que falhas como essa sejam corrigidas. Além disso, a companhia não atende a pedidos da imprensa pelo email, enviando no lugar um emoji de fezes como resposta automática.
Fontes
Categorias