O Twitter não removeu o selo de verificação de perfis de pessoas que não aceitaram integrar o Twitter Blue, a versão paga da rede social. A alteração estava programada para valer a partir de 1º de abril, mas os planos detalhados pelo CEO e dono da plataforma, Elon Musk, foram bem diferentes na prática.
Mudanças de última hora e um recuo por parte do próprio Musk parecem ter alterado os planos da companhia — algo que virou bastante corriqueiro na gestão do bilionário, que assumiu o controle da rede social em outubro de 2022.
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A nova descrição dúbia do selo.Fonte: Twitter
Para começar, quase ninguém de fato perdeu a verificação. Na verdade, o que Musk ordenou foi uma mudança na descrição do ícone: ele agora não diz se o selo foi concedido porque a pessoa é assinante do Twitter Blue ou se ela estava previamente nessa categoria por ser uma pessoa ou empresa de relevância em alguma área.
O que aconteceu?
Dadas as circustâncias, a situação até pareceu uma brincadeira de 1º de abril de Musk. No entanto, o fato do próprio empresário não ter se manifestado sobre isso ser ou não uma piada já revela que a ideia original era mesmo verdade, mas alguma barreira acabou atrapalhando a execução.
Um dos problemas possivelmente encontrados por Musk foi técnico: segundo o jornal The Washington Post, que conversou com uma fonte confiável que tinha acesso aos códigos da plataforma, a remoção massiva do selo de verificação é muito difícil na base atual de dados do Twitter.
Em resumo, seria necessário fazer o processo quase que individualmente, tomando cuidado com erros — e com uma equipe bastante reduzida, já que o CEO promoveu demissões em massa nos últimos meses.
Elon Musk quickly deleted a tweet saying legacy verified accounts would not lose their checkmarks on April 1 as he previously said, won’t happen for another “few weeks”
— Matt Binder (@MattBinder) April 2, 2023
however, if they specifically say they won’t pay for Twitter Blue, then Twitter will remove their checkmark pic.twitter.com/HiiWwf30tb
Além disso, o jornalista Matt Binder, do site Mashable, descobriu um tweet feito por Musk na madrugada do domingo (2), porém apagado logo depois. Nele, o empresário muda o prazo, diz que vai manter o selo "por umas semanas a mais", dando tempo para que os atuais verificados entrem no Twitter Blue — algo que não foi registrado massivamente até agora.
Alguém perdeu o verificado?
Até o momento, só uma conta de fato perdeu o ícone: o jornal The New York Times. A publicação anunciou publicamente que não pagaria pelo Blue caso o selo fosse retirado, o que chamou a atenção de Musk. Pouco tempo depois do bilionário falar sobre o assunto, a verificação sumiu do veículo de mídia, mais um indício de que o processo pode ser manual.
Musk é desafeto da imprensa tradicional (tanto que desativou os atendimentos a jornalistas no próprio Twitter) e passou a falar mal da empresa em seu próprio perfil após ordenar a remoção do selo. Outras companhias e personalidades que já confirmaram que não pagarão pelo Blue — como a própria Casa Branca, a CNN e o astro do basquete LeBron James — permanecem verificados.
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