A partir deste sábado (1º), o selo azul do Twitter começará a ser removido das contas verificadas sem uma assinatura do Twitter Blue, que passou por mudanças após Elon Musk assumir a direção da plataforma. A medida foi confirmada pela empresa no último dia 23.
Em sua versão original, a marca de verificação indicava a autenticidade de perfis relevantes na rede social, como os pertencentes às personalidades, influenciadores, jornalistas e políticos, entre outros públicos. As contas oficiais de empresas também tinham acesso gratuitamente ao verificador.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Mas com as mudanças implementadas por Musk, com o objetivo de aumentar a arrecadação da companhia, a verificação azul agora ficará restrita aos assinantes, serviço que custa R$ 42 mensais na versão web e R$ 60 para utilização nos apps para Android e iOS. Ele dá direito à edição de tweets, ver menos anúncios e ter prioridade na exibição de comentários, entre outras vantagens.
Usuários que tinham o tradicional símbolo em seu perfil e não migraram para o plano pago ficarão sem ele.Fonte: GettyImages
Vale ressaltar que o fim do selo azul do Twitter para usuários antigos é restrito aos indivíduos, que poderão manter o símbolo assinando o Blue. Já as organizações — empresas, órgãos do governo e entidades não governamentais — poderão seguir se candidatando para receber a marca, de acordo com o microblog.
Novas cores
Enquanto assinantes e organizações seguirão com a versão azul e aqueles que tinham a marca, mas optaram por não pagar ficarão sem ela, outros tipos de públicos podem receber símbolos com cores diferentes. Um deles é o dourado, que serve para identificar perfis comerciais e contas pertencentes a empresas notáveis, igualmente disponível mediante assinatura.
Já o cinza é destinado a instituições ou funcionários governamentais e também às organizações multilaterais. Neste caso, pode ser adicionado aos perfis de agências reguladoras, de segurança pública e embaixadas, entre outras entidades, além das contas de chefes de estado e líderes de alto escalão.
Categorias