A novela do banimento do TikTok nos Estados Unidos acabou de ganhar um novo capítulo. Também desenvolvido pela ByteDance e concorrente direto do Instagram, o Lemon8 ganhou espaço entre usuários estadunidenses na última semana, e já está entre os 10 mais baixados no país.
O aplicativo descrito como “comunidade de estilo de vida” foi lançado em 2020 no Japão, e logo expandiu para outros países da Ásia, como Indonésia, Malásia e Singapura. Ainda em caráter de teste, ele chegou discretamente às appstores dos EUA e Reino Unido apenas em fevereiro deste ano.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Lemon8 traz interface e proposta similares às do Instagram originalFonte: Lemon8 via Google App Store
Investindo pesado em divulgação
Por se tratar de uma rede da dona do TikTok, é quase certo que as mesmas alegações envolvendo segurança de dados sejam levantadas sobre o Lemon8. Ainda assim, a desenvolvedora está determinada a impulsionar o novo aplicativo, ignorando sansões similares caso o TikTok seja efetivamente banido.
SCOOP: While TikTok's CEO was getting grilled by lawmakers last week & responding to calls for a ban, the app's parent company ByteDance was actively recruiting creators for its new U.S. social media network, Lemon8: https://t.co/bQfUe4PUKQ with @4evrmalone
— Sapna Maheshwari (@sapna) March 29, 2023
Segundo materiais publicitários obtidos pelo The New York Times, empresas de marketing contratadas pela ByteDance começaram a convidar criadores de conteúdo a participar da nova rede. “ByteDance, a empresa matriz do TikTok, convida você a se tornar um criar inaugural em sua nova plataforma Lemon8 antes de seu lançamento oficial nos Estados Unidos!”, dizia uma das mensagens.
O jornal ainda verificou materiais e links atrelados às campanhas que deixam claras as pretensões do Lemon8 em se tornar uma das redes sociais mais populares do mundo. Por enquanto, o aplicativo ainda não pode ser baixado no Brasil, mas isso deve mudar em breve, considerando a estratégia agressiva de expansão da rede.
Categorias