Twitter: 10 mudanças polêmicas feitas por Elon Musk na rede social

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Imagem: Getty Images/Reprodução

A venda do Twitter para Elon Musk foi confirmada em outubro passado, após uma longa e complicada negociação. Desde então, o bilionário fez diversas mudanças que afetaram a dinâmica da plataforma, a maioria delas gerando muitas reclamações, e ainda tem mais por vir, como a empresa anunciou na segunda-feira (27).

Que tal relembrar algumas delas? Reunimos aqui 9 mudanças polêmicas feitas por Musk no Twitter.

1. Verificado pago

Novas mudanças nas políticas do selo azul do microblog acabam de ser anunciadas pelo chefe da rede social, para lidar melhor com bots e perfis de spam, de acordo com o comunicado. Entre elas, vale destacar que apenas os usuários com o serviço verificado pago poderão votar nas enquetes do Twitter, a partir de 15 de abril.

2. Lançamento conturbado e confusões do Twitter Blue

Após assumir a administração da companhia, Musk modificou o serviço de assinatura Twitter Blue, levando a uma onda de “contas falsas verificadas” na plataforma, resultando em prejuízos para marcas famosas. A disponibilidade precisou ser interrompida para a correção de problemas e, logo em seguida, a função retornou, com lançamento no Brasil por R$ 60 mensais.

3. Demissões em massa

Muitos funcionários da empresa, alguns bastante antigos e ocupando cargos altos, perderam o emprego desde a venda da companhia. Em apenas um dia, ele chegou a demitir 200 colaboradores, o equivalente a 10% do total de empregados do Twitter, incluindo a diretora de produtos Esther Crawford, que atuou no relançamento do Twitter Blue.

Muitos perderam o emprego desde a chegada de Musk.Muitos perderam o emprego desde a chegada de Musk.Fonte:  GettyImages 

4. Aba "Para você" com destaque somente para assinantes do Blue

Além da exclusividade na votação em enquetes, os usuários pagantes também serão os únicos a ter suas postagens exibidas na seção “Para você”, na qual aparecem os tweets recomendados. A mudança vale a partir de meados de abril.

5. Autenticação de dois fatores via SMS exclusiva para assinantes

Outra função que se tornou exclusiva para assinantes é a autenticação de dois fatores via SMS do Twitter, que objetiva evitar acessos indevidos em perfis. Quem utilizava o recurso e é usuário gratuito agora precisa removê-la e escolher outra forma de proteger sua conta.

6. Posts de Musk inundando todas as timelines

Outra medida impopular do dono do microblog foi a exibição dos seus tweets, em grandes doses diárias, até mesmo para quem não o segue na rede social. Não faltaram reclamações sobre a ação, que aparentemente buscava melhorar o engajamento do seu perfil, segundo investigação do The Verge.

Posts de Elon Musk apareciam para todos.Posts de Elon Musk apareciam para todos.Fonte:  GettyImages 

7. Banimento de perfis sem motivo

No início do ano, uma imagem vazada mostrou o presidente executivo da plataforma exigindo a remoção de algumas contas sem justificativa aparente. Ativistas de esquerda, jornalistas que cobriam o seu dia a dia e a conta que acompanhava os voos do seu jato particular foram alguns dos perfis banidos por ele.

8. Banimento de apps de terceiros que usavam as APIs do Twitter

Entre os alvos de Musk, também estavam os apps de terceiros que acessavam as APIs da rede social, como os populares Tweetbot e Twitterrific, bloqueados pelo CEO, levando ao encerramento dos serviços alternativos na rede social.

9. Spaces fora do ar

A ferramenta Twitter Spaces saiu do ar temporariamente depois que o bilionário foi questionado durante uma transmissão ao vivo sobre a suspensão de contas de jornalistas. Na sequência, ele disse que a interrupção do serviço havia sido motivada por um bug afetando o seu funcionamento.

10. Emoji de cocô

Twitter emoji cocôTwitter agora responde e-mails da imprensa com um emoji de cocô.

Neste mês, o Twitter também tomou uma outra decisão polêmica. A partir de agora, os e-mails enviados por jornalistas à rede social para o endereço "press@twitter.com" recebem uma resposta automática com um emoji de cocô. No ano passado, a empresa demitiu a sua equipe de comunicação.

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