A Bluesky Social, nova rede social de Jack Dorsey, o ex-dono e criador do Twitter, já está disponível para download na App Store em dispositivos iOS. O aplicativo aparece como "beta privado"— ou seja, até pode ser baixado, mas você só pode fazer sua conta se tiver um convite.
Saudosos dos tempos do Orkut vão se lembrar bem de como era esperar um convite ou ficar pedindo dos amigos para poder participar do início da rede social. A lógica é a mesma. Apesar de não ser possível entrar imediatamente, já podemos ver as imagens da plataforma na App Store e perceber o que era esperado: a Bluesky é bem parecida com o Twitter.
Capturas de tela mostram semelhança com o Twitter.Fonte: Insira a fonte
Não só pelas imagens, mas também nos relatos de quem usou. O pessoal do TechCrunch fez um teste e chamou a Bluesky de "um esqueleto do Twitter". As funções são basicamente as mesmas, apenas mudando a nomenclatura de algumas ações. Outra diferença é que a Bluesky não tem suporte a DMs.
As maiores diferenças estão por trás da rede
É natural que a Bluesky seja extremamente semelhante ao Twitter porque a ideia por trás da sua criação está em sua ideologia, não no uso diário. Dorsey quer uma rede descentralizada e de código aberto, onde as decisões a respeito de moderação de conteúdo não serão tomadas por uma mesa de diretores de uma companhia privada.
É assim que o Mastodon opera, por exemplo — uma rede social que conseguiu um rápido crescimento depois que a aquisição do Twitter por Elon Musk causou um êxodo da plataforma. A Bluesky, inclusive, usa um protocolo chamado Authenticated Transfer (AT), que é semelhante ao ActivityPub do Mamute.
Mas só quando a rede sair do beta poderemos fazer qualquer previsão sobre seu possível sucesso ou fracasso. Com o download já disponível na App Store, não deve faltar muito para um lançamento amplo.
Fontes
Categorias