Depois de alguns dias de silêncio, Elon Musk veio finalmente a público explicar um imbroglio ocorrido no Twitter no início desta semana, quando um grande número de usuários da plataforma passou a receber uma "enxurrada" de tweets do bilionário em seus feeds. Imediatamente, várias mídias sociais começaram a ligar o fato a uma suposta reunião realizada no domingo (12) à noite na qual o dono da rede social cobrou mudanças no algoritmo.
"Várias fontes importantes da mídia relataram incorretamente que meus Tweets foram impulsionados acima dos níveis normais no início desta semana", tuitou o também dono da Tesla. Entre essas fontes estava o The Washington Post, de Jeff Bezos, que estampou na primeira página: "Elon Musk reinventa o Twitter para o benefício de um usuário avançado: ele mesmo".
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A polêmica teria começado mais cedo no domingo passado, quando a mensagem de apoio tuitada por Elon Musk ao time do Philadelphia Eagles no Super Bowl teve engajamento menor do que a do presidente dos EUA, Joe Biden, que também expressou sua torcida. Assim como a equipe da Pensilvânia, Musk não se conformou em ser derrotado dentro da sua própria plataforma.
O que diz Musk?
Several major media sources incorrectly reported that my Tweets were boosted above normal levels earlier this week.
— Elon Musk (@elonmusk) February 17, 2023
A review of my Tweet likes & views over the past 6 months, especially as a ratio of followers, shows this to be false.
We did have a bug that briefly caused… https://t.co/nM3SgUfoM7
Musk respondeu ao Post, afirmando que os termos de sua reportagem eram totalmente falsos e que eles não haviam feito uma pesquisa adequada. "Uma revisão das curtidas e visualizações dos meus tweets nos últimos seis meses, especialmente como uma proporção de seguidores, mostra que isso é falso".
A explicação dada pelo bilionário foi: "Tínhamos um bug que fazia com que as respostas tivessem o mesmo destaque dos tweets principais, mas isso já foi corrigido". De qualquer forma, Musk reconheceu as reclamações dos usuários do Twitter sobre uma invasão incomum de seus tweets pessoais na guia "Para você", mas negou qualquer tipo de impulsionamento além do normal.
Fontes
Categorias