Se você é usuário assíduo das redes sociais provavelmente se lembra bem daquela madrugada em novembro de 2022, quando rumores acerca do fim do Twitter tomaram conta da internet. Com medo de perder o uso de uma das plataformas favoritas dos internautas, muitos migraram para uma rede social indiana que, até então, era desconhecida: o Koo.
Em poucos dias, a plataforma recebeu mais de 200 milhões de contas apenas no Brasil, se tornando, de uma hora para a outra, um possível substituto da rede adquirida por Elon Musk.
No entanto, o sucesso foi tão repentino quanto a “queda” do app. Vamos entender tudo o que aconteceu?
(Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte: Getty
De desconhecida ao assunto mais falado: conheça o Koo
Lançado em 2020, a rede social indiana tem algumas semelhanças fundamentais com o Twitter: seu logo é um passarinho amarelo, a rede funciona como um microblog, permite a inserção de conteúdo multimídia nos posts, tem limite de caracteres e hashtags que indicam os assuntos mais comentados.
Além disso, tem ainda um nome que chamou a atenção do público brasileiro por conta de seu trocadilho. Consequentemente, não é de se surpreender que o Koo tenha virado uma febre no país quando surgiram os rumores de que o Twitter poderia falir e deixar os usuários abandonados.
O aplicativo foi adotado como queridinho e os funcionários da rede social precisaram trabalhar dia e noite para dar conta do novo volume de inscritos. Entrando na brincadeira, eles chegaram até mesmo a retratar o passarinho amarelo que é logo da plataforma com um óculos Juliet, havaianas e camisa da seleção brasileira.
Com o boom, a plataforma ficou entre os assuntos mais comentados por dias, mas desde dezembro, começou a ver uma queda em sua utilização.
(Fonte: Koo/Reprodução)Fonte: Koo
O que aconteceu com o Koo depois da fama?
Embora muitas pessoas que criaram a sua conta na febre do app tenham deixado de utilizá-la, a plataforma ainda está ativa e ainda traz atualizações relevantes. Em janeiro, por exemplo, foi criada uma aba do Big Brother Brasil para quem quisesse acompanhar o reality show.
O influenciador Felipe Neto, que foi um dos primeiros a criar a sua conta no Koo, ainda mantém a página ativa e já tem mais de 800 mil seguidores por lá. É o mesmo caso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que conta com mais de 200 mil seguidores e reproduz suas postagens do Twitter no Koo.
Então, se você ficou com saudades do passarinho amarelo, saiba que a plataforma continua operando, mesmo com a baixa em contas ativas. Será que a moda vai voltar?
Gostou de saber mais sobre o que aconteceu com o Koo? Restou alguma dúvida sobre o tema? Então, deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais.
Categorias