Influenciadores terão que seguir regras para publicidades na Índia

1 min de leitura
Imagem de: Influenciadores terão que seguir regras para publicidades na Índia
Imagem: Shutterstock/Reprodução

A Índia introduziu novas regras para regulamentar a realização de publicidades por influenciadores digitais. O objetivo do Departamento de Assuntos do Consumidor é frear práticas comerciais desleais, além das promoções mentirosas.

Os influenciadores devem seguir diretrizes que os obrigam a divulgar as publicidades seguindo a Lei de Proteção ao Consumidor, introduzida há quatro anos. A regra também é válida para avatares virtuais que promovem serviços e produtos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo a diretriz, os influencers devem tornar fácil a identificação de que é uma publicidade já na descrição do post. O conteúdo também deve deixar a propaganda clara.

No caso de vídeos, é preciso dizer que o conteúdo é promocional, incluindo em transmissões ao vivo. Outro detalhe para facilitar a compreensão do espectador é o idioma. As divulgações devem estar na mesma língua do conteúdo.

O mercado de influenciadores digitais na Índia pode chegar a R$ 1,8 bilhão até 2025.O mercado de influenciadores digitais na Índia pode chegar a R$ 1,8 bilhão até 2025.Fonte:  George Milton 

Multa alta

Quem não cumprir as diretrizes pode ser multado em até 1 milhão de rúpias, cerca de R$ 65 mil. Se o infrator for reincidente, o valor sobe para 5 milhões de rúpias, ou R$ 320 mil.

Para fiscalizar, o departamento indiano entrou em negociação com empresas de tecnologia. Eles querem implantar algoritmos para rastrear e identificar os influenciadores digitais que não cumprirem as regras. Consumidores também podem registrar reclamações.

Atualmente, o mercado de digital influencers da Índia soma um total de US$ 157 milhões, quase R$ 820 milhões. Até 2025, o montante pode mais que dobrar e alcançar a marca de US$ 345 milhões, ou R$ 1,8 bilhão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.