A Índia introduziu novas regras para regulamentar a realização de publicidades por influenciadores digitais. O objetivo do Departamento de Assuntos do Consumidor é frear práticas comerciais desleais, além das promoções mentirosas.
Os influenciadores devem seguir diretrizes que os obrigam a divulgar as publicidades seguindo a Lei de Proteção ao Consumidor, introduzida há quatro anos. A regra também é válida para avatares virtuais que promovem serviços e produtos.
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Segundo a diretriz, os influencers devem tornar fácil a identificação de que é uma publicidade já na descrição do post. O conteúdo também deve deixar a propaganda clara.
No caso de vídeos, é preciso dizer que o conteúdo é promocional, incluindo em transmissões ao vivo. Outro detalhe para facilitar a compreensão do espectador é o idioma. As divulgações devem estar na mesma língua do conteúdo.
O mercado de influenciadores digitais na Índia pode chegar a R$ 1,8 bilhão até 2025.Fonte: George Milton
Multa alta
Quem não cumprir as diretrizes pode ser multado em até 1 milhão de rúpias, cerca de R$ 65 mil. Se o infrator for reincidente, o valor sobe para 5 milhões de rúpias, ou R$ 320 mil.
Para fiscalizar, o departamento indiano entrou em negociação com empresas de tecnologia. Eles querem implantar algoritmos para rastrear e identificar os influenciadores digitais que não cumprirem as regras. Consumidores também podem registrar reclamações.
Atualmente, o mercado de digital influencers da Índia soma um total de US$ 157 milhões, quase R$ 820 milhões. Até 2025, o montante pode mais que dobrar e alcançar a marca de US$ 345 milhões, ou R$ 1,8 bilhão.
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