O recurso que informa sobre linhas diretas de prevenção ao suicídio e outros recursos de segurança para usuários que procuram o conteúdo foi restaurado pelo Twitter. Na última sexta-feira (23), a agência internacional de notícias Reuters informou sobre a remoção da ferramenta. Ela voltou após pressão de usuários e grupos de segurança do consumidor.
Segundo a Reuters, quando publicou a reportagem, o recurso estava inativo há alguns dias, com a remoção ordenada por Elon Musk, atual dono do Twitter. Logo depois, Ella Irwin, chefe de confiança e segurança do microblog, confirmou a retirada e informou que era apenas temporária.
Irwin explicou que o Twitter estava "corrigindo a relevância, otimizando o tamanho dos prompts de mensagem e corrigindo prompts desatualizados". "Sabemos que eles são úteis e nossa intenção não era removê-los permanentemente", emendou da chefe de segurança.
Quando a função #ThereIsHelp sumiu, grupos de segurança do consumidor ficaram preocupados com usuários vulneráveis. É através da pressão desses grupos que serviços de internet direcionam usuários a linhas de ajuda.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional gratuito através do número 188.Fonte: Tara Winstead/Pexels
Recurso do Twitter
A ferramenta #ThereIsHelp ("Existe ajuda", em tradução literal) adiciona um banner nos resultados de buscas de tópicos sensíveis, seja para ajuda relacionada à saúde mental e vacinas, até exploração sexual infantil, Covid-19, violência de gênero, desastres naturais e liberdade de expressão e HIV.
Quem precisar de ajuda, pode procurar o Centro de Valorização da Vida (CVV). Um voluntário sempre está à disposição. As pessoas podem entrar em contato com o CVV por chat, e-mail, indo pessoalmente a um dos endereços ou ligando para o número 188.
Fontes
Categorias