Elon Musk anunciou que o Twitter Blue retornará no dia 2 de dezembro com mudanças em relação aos selos de verificação. Embora aponte como algo “doloroso, mas necessário”, o CEO da rede social revelou que a checagem das contas será feita manualmente.
Outra novidade serão as novas cores para os ícones de verificação. Dourado será usado por perfis de empresas, cinza por órgãos governamentais e o azul por contas individuais (celebridades ou “pessoas comuns”).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Sorry for the delay, we’re tentatively launching Verified on Friday next week.
— Elon Musk (@elonmusk) November 25, 2022
Gold check for companies, grey check for government, blue for individuals (celebrity or not) and all verified accounts will be manually authenticated before check activates.
Painful, but necessary.
Musk já havia sugerido o uso de novas cores para o selo de verificação para diferenciar empresas, organizações e perfis pessoais. Além disso, o CEO alegou que a marca azul de “perfil notável” para contas individuais é algo subjetivo.
“Perfis individuais poderão ter um ícone secundário indicando que a pessoa pertence a uma organização, se a informação for confirmada pela empresa”, revelou o executivo no Twitter.
Musk também citou que os antigos selos de verificação de não assinantes do Twitter Blue serão removidos nos próximos meses. Então, mais detalhes devem ser revelados no retorno da assinatura na próxima semana.
Twitter tenta melhorar a imagem com os anunciantes.Fonte: Souvik Banerjee/Unsplash
Novo Twitter Blue
A checagem manual e as novas cores do selo de verificação é uma forma de corrigir o desastroso lançamento do novo formato do Twitter Blue. Custando US$ 7,99 – ou R$ 25,90 no Brasil –, a assinatura mensal garante o tradicional ícone azul de verificado aos usuários.
Entretanto, sem uma moderação ativa, a novidade gerou vários perfis “fakes verificados” de marcas e figuras públicas na estreia no início de novembro. Além de prejudicar os negócios das verdadeiras empresas, isso causou o afastamento de diversos anunciantes.
Para mais, a equipe de segurança do próprio Twitter teria alertado Musk sobre os perigos de conceder o selo de verificação sem a checagem do perfil. Entretanto, o novo CEO da rede social ignorou as informações do relatório.
Antes previsto para o dia 29 de novembro, o executivo disse que o Twitter Blue apenas será relançado com um plano "sólido como uma rocha”. Então, a expectativa é que a rede social tenha aprendido com os recentes erros graves.
Fontes
Categorias