Previsto para retornar no dia 29 de novembro, o Twitter Blue terá novas regras. Conforme uma atualização na página do serviço, contas do Twitter com menos de 90 dias não poderão realizar a assinatura e obter o selo de verificação.
O período de espera é uma forma da rede social evitar uma nova onda de “fakes verificados”. Esse foi um dos principais problemas na estreia do novo formato da assinatura que concede o selo de verificação no início deste mês.
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Onda de “fakes verificados” causou problemas para grandes marcas, como a Nintendo.Fonte: Twitter/Jason Schreier
O novo prazo para a assinatura do Twitter Blue não deve acabar definitivamente com os “fakes verificados”. Por exemplo, usuários mal-intencionados podem criar contas e esperar os três meses para obter a verificação.
Entretanto, o Twitter segue criando políticas para mitigar os perfis falsos. Conforme o CEO Elon Musk, os usuários verificados que alterarem o nome perderão temporariamente o selo azul até que a plataforma confirme a autenticidade da conta.
As novas restrições devem dificultar que usuários verificados mudem os nomes para ser passar por uma marca ou celebridade, como aconteceu recentemente. Porém, é possível que os “trolls da internet” ainda encontrem uma forma de contornar as regras.
Vale mencionar que a assinatura do Twitter Blue custa US$ 7,99 por mês — ou R$ 25,90 no Brasil. Ou seja, um valor acessível para que usuários mal-intencionados se aproveitem do selo de verificação e usem a plataforma para aplicar golpes e espalhar desinformação.
Twitter perdeu diversos anunciantes após a polêmica dos “fake verificados”.Fonte: Souvik Banerjee/Unsplash
Perda de anunciantes
As recentes medidas do Twitter tentam melhorar a imagem da rede social para os anunciantes. Após o caso dos “fake verificados”, as maiores empresas de publicidade do mundo sugeriram aos clientes que suspendessem as campanhas na plataforma.
Um dos motivos alegados é que as contas falsas poderiam causar danos à imagem das marcas. Entretanto, cerca de 90% da receita do site vem diretamente da veiculação de publicidade.
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