Elon Musk confirmou que a nova assinatura do Twitter Blue será relançada no dia 29 de novembro. Segundo o CEO do Twitter, o adiamento é uma forma de garantir que a reestreia do plano “seja sólida como uma rocha”.
Entre as mudanças, o executivo diz que os assinantes não terão o selo de verificado até a plataforma confirmar a veracidade do perfil. Contudo, devido às recentes demissões em massa, esse processo deve demorar mais do que o esperado.
Perfil falso da farmacêutica Eli Lilly causou prejuízos a empresa verdadeira.Fonte: Business Insider/Reprodução
Custando US$ 7,99 por mês — ou R$ 25,90 como será cobrado no Brasil —, o novo Twitter Blue teve um lançamento conturbado no início deste mês. A assinatura, que garante o selo de verificação da plataforma, causou uma onda de “fakes verificados” e transtornos para marcas.
Um exemplo foi uma conta falsa da farmacêutica Eli Lilly que divulgou um tweet anunciando que a insulina passaria a ser distribuída gratuitamente. A informação enganosa causou prejuízo para a empresa, cujas ações caíram 4% na última sexta-feira (11).
Além disso, várias grandes empresas deixaram de anunciar no Twitter devido à problemática gestão de Elon Musk. As maiores agências de publicidade dos EUA estão aconselhando os clientes a interromperem as campanhas na plataforma.
Elon Musk teria ignorado documento com alertas sobre os perfis falsos no Twitter.Fonte: Jakub Porzycki/Nurphoto/Getty Images
De acordo com Musk, o lançamento da nova categoria também fará com que todos os usuários já verificados, porém não assinantes do Twitter Blue, terão o selo de verificado removido "em alguns meses".
All unpaid legacy Blue checkmarks will be removed in a few months
— Elon Musk (@elonmusk) November 16, 2022
Elon Musk não ouviu os funcionários do Twitter
Segundo o Platformer, Elon Musk ignorou um documento da equipe de segurança do Twitter com recomendações das “consequências prejudiciais” do novo Twitter Blue. O relatório colocou os possíveis “fakes verificados” na categoria de mais alto risco.
É mencionado que “maus atores podem estar dispostos a pagar para amplificar a mensagem e atingir objetivos em que a vantagem excede o custo”. Tal como, há um alerta para a personificação de líderes mundiais, anunciantes e outros indivíduos em destaque.
“A verificação paga fornece um sinal crítico na aplicação das regras de representação. Isso provavelmente levará a um aumento nas representações falsas de contas de destaque no Twitter”, destaca o relatório.
Fontes
Categorias