Em mais um capítulo de seu "speedrun" de gerenciamento, Elon Musk e sua equipe remanescente do Twitter revelaram mais alterações para o selo de verificado da rede social. Agora que o checkmark azul faz parte da assinatura Twitter Blue, que estará disponível para todos em breve, as contas previamente verificadas elegíveis receberão uma demarcação cinza, com a palavra "oficial".
A novidade foi revelada no Twitter por Esther Crawford, que está trabalhando na nova assinatura Twitter Blue. A executiva compartilhou uma imagem mostrando como o sistema atualizado vai funcionar: enquanto os usuários pagantes terão o verificado azul ao lado do nome, as contas "oficiais" terão um selo cinza em seu perfil, visando evitar imitações — algo que afetou Elon Musk recentemente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte: Twitter
Crawford também explica que o verificado do Twitter Blue não possui verificação de identidade. Ou seja, desde que o usuário pague, a marcação estará disponível no perfil.
Quem receberá o selo de oficial?
Diferente do novo verificado azul, o selo cinza de oficial conta com verificação de identidade. No entanto, a executiva do Twitter explica que nem todos os usuários atuais que foram verificados anteriormente receberão a demarcação.
Not all previously verified accounts will get the “Official” label and the label is not available for purchase. Accounts that will receive it include government accounts, commercial companies, business partners, major media outlets, publishers and some public figures.
— Esther Crawford ? (@esthercrawford) November 8, 2022
O novo demarcador de "oficial" estará disponível para perfis governamentais, empresas, grandes veículos de mídia, publishers e algumas figuras públicas. Até o momento, o Twitter não revelou mais critérios para a novidade, nem mesmo a forma de solicitar a verificação de identidade.
Críticas
Logo que a mudança foi anunciada, alguns usuários criticaram a decisão da nova equipe do Twitter. Afinal, em tese, o selo de verificado que estará no Twitter Blue acaba servindo apenas como uma demarcação da assinatura paga, que chegará ao Brasil por R$ 25,90.
Segundo o youtuber identificado como "Barnacules", o novo esquema permite que os usuários "aluguem" um selo temporário com o Twitter Blue, enquanto o verificado de verdade seria oferecido apenas para "os amigos de Elon Musk. Já o político europeu Phil Hackemann comentou que a mudança vai dividir ainda mais a comunidade entre "lordes e camponeses", indo contra a ideia inicial do bilionário de democratizar o selo de verificado.
Lol, so Twitter will have a three class society:
— Phil Hackemann ???? (@PhilHackemann) November 9, 2022
1. Lords with an „Official“ label,
2. Peasants, and
3. Peasants, who are stupid enough to pay $8 – and to even show this to everyone ??https://t.co/HEsRwddpRJ
Além do checkmarck azul, o Twitter Blue também conta com outros benefícios. Segundo Musk, os usuários também receberão menos anúncios no feed e terão prioridade ao aparecer nas respostas e pesquisas na rede social.
Categorias