Durante o evento Creator Week 2022, a Meta anunciou uma série de novas ferramentas para criadores de conteúdo do Facebook e do Instagram. O objetivo dos novos lançamentos, segundo a companhia, é ajudar no desenvolvimento de carreiras, e conectar cada vez mais colegas de profissão.
Para o Instagram, uma das principais novidades é um novo recurso de agendamento de publicações para o Reels, fotos e carrosséis. Esses usuários poderão agendar publicações com 75 dias de antecedências, mas por enquanto, conteúdos de parcerias pagas e tags de produtos ainda não estarão liberados.
Para o Reels, a plataforma está testando uma opção de sincronização de vídeos com áudios para facilitar a edição desse tipo de postagem. Além disso, será possível compartilhar vídeos curtos de outros aplicativos, como o Videoleap, Reface, Smule, VivaVideo, SNOW, B612, VITA e Zoomerang. O compartilhamento de NFTs no formato de vídeo em Colecionáveis Digitais também estará disponível em breve.
Já para o Facebook, os criadores que quiserem utilizar trechos de músicas licenciadas em seus vídeos, poderão gerar receita a partir de anúncios in-stream, com parte dessa verba retornando aos detentores dos direitos autorais da música.
A função de Estrelas está sendo expandida pela Meta, e agora será mais fácil utilizar essa opção. Além das streams, os usuários da rede social poderão enviar estrelas para criadores de conteúdo em outros lugares dentro da plataforma.
Por fim, a última novidade ficou com o Modo Profissional para perfis dentro do Facebook. Essa nova configuração, segundo a companhia, "oferece aos criadores, e a qualquer pessoa que queira se tornar um criador, um conjunto de ferramentas e oportunidades para começar a desenvolver uma comunidade global a partir de seu perfil pessoal." Dessa maneira, será possível ganhar dinheiro através das Estrelas; anúncios dos Reels e in-stream, etc.
Categorias