Um dos principais tópicos do metaverso da Meta, os avatares da companhia receberão gráficos mais realistas a partir do ano que vem. A novidade, que já havia sido mencionada pelo CEO Mark Zuckerberg, foi confirmada durante a conferência Connect.
Uma prévia em tempo real dos novos avatares apareceu durante a transmissão ao vivo. Além do visual aprimorado, que pode ser visto abaixo, os avatares também contarão com pernas. Segundo Mark Zuckerberg, a novidade garantirá uma melhor sensação de espaço aos bonecos, garantindo imersão durante o uso.
O plano da Meta é lançar os avatares atualizados em 2023 no metaverso e também em smartphones. Assim como os avatares atuais, os usuários poderão utilizar os bonecos em redes sociais como Facebook e Instagram.
Avatares chegando ao WhatsApp
Outra novidade, que já está sendo testada, é a aplicação dos avatares no WhatsApp. Os bonecos poderão ser utilizados, assim como no Instagram, em figurinhas e mensagens, mas vão além.
Futuramente, os usuários do WhatsApp poderão aplicar os novos avatares até mesmo em chamadas de vídeo — uma demonstração foi exibida durante a transmissão ao vivo, como é possível ver na imagem acima. Além do WhatsApp, o Messenger também receberá suporte para vídeos com os novos avatares no futuro.
Além disso, a companhia está integrando a solução com cada vez mais apps. Além de planejar a criação de Reels com avatares, a Meta vai trazer os bonecos para aplicativos como Microsoft Teams e Zoom.
Avatares mais realistas
Os planos da Meta também envolve facilitar a criação e uso dos avatares dentro dos aplicativos da companhia. A empresa exibiu tecnologias que permitem criar representações realistas dentro da realidade virtual.
A empresa exibiu uma demonstração dos "codec avatars" (imagem no topo da notícia), que são extremamente realistas, trazendo inclusive movimentos faciais aprimorados. Enquanto a criação de um modelo com essa precisão ainda exige bastante tecnologia, a companhia mostrou uma solução mais simples, porém ainda realista, que pode ser criada apenas com um celular e boa iluminação — veja o resultado na imagem acima.
Segundo a companhia, o avatar criado necessitou de apenas um escaneamento tridimensional do rosto do usuário, que precisa fazer movimentos e caretas por alguns minutos. Apesar de a captura ser rápida, os "Instant Avatars" ainda exigem bastante tempo de processamento para a criação, algo que a Meta pretende tornar mais rápido no futuro.
Categorias