Na noite de sábado (3), segundo dia do festival Rock in Rio 2022, um usuário relatou que a câmera de seu smartphone foi queimada por um laser durante o show do DJ Alok. Em sua mensagem no Twitter, que já conta com quase 200 mil curtidas, ele diz que os lasers da apresentação causaram danos ao seu iPhone.
O usuário chamado Rodrigo ainda compartilhou, na rede social, o que seria a última foto capturada por ele "antes do laser do Alok queimar a câmera" do aparelho.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
ultima foto antes do laser do alok queimar a câmera do meu iphone. QUE ODIO pic.twitter.com/mZ3JfU2Bai
— rod (@rodsmalone) September 3, 2022
Entre brincadeiras e comentários sobre o relato, o próprio DJ respondeu à publicação perguntando se o usuário estava "na tirolesa", já que os lasers ficam projetados para cima. Em outra mensagem, um usuário indaga o ocorrido e lembra que a Apple tem evento marcado para a próxima terça-feira (7), cujo qual deve apresentar a nova linha iPhone 14.
Oxe, c tava na tirolesa? ????
— Alok (@alokoficial) September 4, 2022
o alok pedindo 'quem tá feliz levanta a mão pro alto!' destruindo milhares de aparelhos com raios laser antes do anúncio do iphone 14 em setembro pic.twitter.com/MOHiiSw4C6
— dog vegano ?? (@dog_vegano) September 4, 2022
É possível queimar uma câmera usando lasers?
Ainda que faltem detalhes sobre o ocorrido no relato durante o show de Alok, não é impossível estragar ou danificar um equipamento fotográfico utilizando lasers. Por exemplo, lasers de baixa intensidade não devem impactar câmeras do tipo, mas fabricantes indicam que os produtos não sejam expostos.
No entanto, lasers de alta intensidade e que podem criar calor, por outro lado, podem sim danificar eletrônicos. É preciso, também, que o sensor fique exposto à fonte de calor por um determinado momento para que isso ocorra.
Categorias