Os candidatos que vão participar das Eleições 2022 têm o Facebook e o Instagram como redes sociais mais utilizadas, de acordo com levantamento feito pelo G1, divulgado na quarta-feira (24). A informação está disponível no registro de candidatura enviado pelos concorrentes ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As duas plataformas, controladas pela Meta, lideram a lista de links enviados ao órgão por eles, somando 77% dos dados informados. Na liderança, o Facebook, que vem perdendo espaço entre os mais jovens, teve 13,3 mil perfis citados pelos candidatos, seguido de perto pelo Instagram, com 12,8 mil links disponibilizados.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Um pouco mais distante, com 3,1 mil perfis informados ao TSE, aparece o Twitter, na terceira colocação. Fechando o top 5 das redes sociais mais usadas pelos candidatos que disputam as Eleições 2022, conforme a pesquisa, surgem o YouTube, na quarta posição, com 2,1 mil perfis, e o TikTok, no quinto lugar, com 2,02 mil links.
A maioria dos candidatos ainda tem perfil ativo no Facebook.Fonte: Unsplash
É importante destacar que as informações enviadas à Justiça Eleitoral são autodeclaratórias e podem trazer tanto os perfis dos concorrentes quanto os links das plataformas utilizadas pelos partidos representados por eles. Trata-se da primeira vez que tais dados são tornados públicos pelo TSE.
Plataformas menos populares
Enquanto o Facebook e o Instagram lideram, outras redes sociais não são tão acessadas pelas pessoas que concorrem a algum cargo público no pleito, cujo primeiro turno acontece no dia 2 de outubro. Apesar de bastante utilizado entre os presidenciáveis, o app de vídeos Kwai teve apenas 148 links citados.
Popular em meio ao universo corporativo, o LinkedIn surge com 526 links informados ao TSE, a maioria deles pertencentes a candidatos do partido Novo, de acordo com a publicação. Telegram (172), WhatsApp (113), Flickr (56), Spotify (16) e Pinterest (10) foram outras plataformas citadas nos registros.
Fontes
Categorias