Em uma publicação oficial, o Facebook anunciou que encerrará o recurso de compras ao vivo (Live Shopping) no dia 1º de outubro de 2022. Segundo a companhia, o novo foco da rede social será no Reels, contudo, os usuários poderão continuar usando o Facebook Live para realizar transmissões ao vivo.
Desenvolvido para ajudar os produtores de conteúdo que desejam vender produtos e conectar os consumidores, o recurso de compras ao vivo foi lançado no Facebook há apenas dois anos — infelizmente, parece que a companhia não conseguiu popularizar o produto desde a sua estreia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“À medida que os comportamentos de visualização dos consumidores estão mudando para vídeos de formato curto, estamos mudando nosso foco para Reels no Facebook e Instagram, o produto de vídeo de formato curto da Meta”, a empresa detalhou em publicação oficial.
Apesar da falta de popularidade no ocidente, os recursos de compras ao vivo são muito populares na China.Fonte: Facebook
Sem popularidade no ocidente
Recentemente, o TikTok anunciou uma medida semelhante ao cancelar os planos para a expansão da funcionalidade TikTok Shop nos Estados Unidos e Europa — lançada no Reino Unido em 2021. O recurso funciona como o Live Shopping do Facebook, permitindo que os criadores de conteúdo vendessem produtos em transmissões ao vivo.
A Meta destaca que os criadores de conteúdos e marcas podem continuar destacando produtos no Reels para oferecer uma melhor experiência aos consumidores. Além disso, o recurso Live Shopping ainda está disponível e pode ser usado no Instagram.
Fontes
Categorias