O Twitter anunciou nessa quarta-feira (20) novos recursos e ferramentas para auxiliar no consumo de conteúdos sobre as Eleições 2022. A estratégia visa permitir conversas na plataforma de maneira “segura, consciente e informada”. Segundo a empresa, somente no primeiro semestre, foram publicados mais de 44 milhões de tweets relacionados ao tema no Brasil.
A primeira novidade lançada é a aba exclusiva “Eleições 2022” no menu Explorar, que será atualizada frequentemente com conteúdos de curadoria do Twitter, cuja função é facilitar o acesso à informação de qualidade, apresentando conteúdos de diferentes fontes confiáveis. A seção ainda inclui Moments com assuntos em destaque no momento, listas de perfis de fontes confiáveis e gráficos com dados das conversas sobre as eleições, atualizados semanalmente.
Em momentos de pico sobre o assunto, o Twitter enviará notificações com informações para que as pessoas tenham “o contexto completo do que está acontecendo”, além de explicações sobre o processo em momentos importantes. Ainda conforme anunciado pela empresa, para as eleições regionais, abas especiais manterão usuários informados sobre as últimas notícias da sua região, com tweets de veículos e conteúdos ao vivo.
(Fonte: Twitter/Reprodução)Fonte: Twitter
Para estimular as conversas, o Twitter também definiu emojis exclusivos que serão ativados quando as hashtags relacionadas ao tema forem utilizadas. Divididas por etapa do processo eleitoral, algumas das que receberão emojis são: #Eleições2022, #VoteConsciente, #ProjetoEleição, #DebatesBR, #DebatesBrasil, #BoraVotar, #EuVotei e #CONFIRMA.
A @Politize!, organização da sociedade civil responsável por educação política, disponibilizará a partir do mês de agosto serviços de atendimento automatizado (chatbot) no Twitter. Ao enviar uma Mensagem Direta (DM) para o perfil, você terá acesso ao Poli, assistente virtual desenvolvido em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para tirar dúvidas e identificar notícias falsas, por exemplo. O próprio perfil do TSE na rede social também participará de sessões de perguntas e respostas com temas pré-definidos.
Para finalizar, o Twitter se comprometeu a compartilhar conteúdos que auxiliem usuários a identificar informações falsas ou fotos manipuladas, por exemplo, incentivando projetos como a Agência Lupa e Aos Fatos. A campanha de ensino midiático foi desenvolvida em parceria com o Instituo Palavra Aberta e outras organizações da sociedade civil.
Categorias