O Twitter divulgou hoje (22) um pedido de desculpas aos usuários que tiveram dados utilizados indevidamente para a divulgação de publicidade direcionada. A medida acontece após a rede social ter sido multada em US$ 150 milhões (R$ 775 milhões pela cotação do dia) por conta da prática, em maio, nos Estados Unidos.
Na mensagem, fixada na linha do tempo dos usuários afetados, o microblog informa que pode ter solicitado o e-mail ou o número de telefone do responsável pelo perfil para autenticar ou proteger a conta. A empresa diz que existe a possibilidade de ter aproveitado as informações para direcionar anúncios até setembro de 2019.
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Em outro trecho do comunicado, a companhia, ainda em negociação para ser vendida a Elon Musk, ressalta que nunca compartilhou os dados com anunciantes. Ela também afirma que a coleta de e-mails e telefones para fins de segurança ou proteção de publicidade foi encerrada no dia 17 de setembro de 2019.
Os usuários afetados podem ver o comunicado na timeline.Fonte: Shutterstock
“Lamentamos muito que isso tenha acontecido. Se você tiver dúvidas ou comentários sobre este aviso ou sobre o que fazemos para proteger suas informações no futuro, entre em contato com o Escritório de Proteção de Dados do Twitter”, finalizou. A comunicação pode ser feita por meio de um formulário disponível no site da empresa.
Outras sanções
A multa de US$ 150 milhões por conta do abuso em relação aos dados dos usuários não foi a única sanção aplicada pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC). A autoridade reguladora proibiu o Twitter de lucrar com os “dados coletados enganosamente”.
No acordo feito com o órgão, também ficou estabelecida a obrigação de fornecer métodos alternativos de autenticação multifatorial, sem a exigência de informar o telefone. O microblog ainda foi obrigado a desenvolver um programa de privacidade e segurança da informação melhorado.
A companhia se comprometeu a notificar a FTC caso sofra uma violação de dados e a limitar o acesso dos funcionários aos dados coletados. Outro ponto acordado era o aviso aos usuários afetados, o que acaba de ser feito pelo Twitter, junto com a divulgação de orientações para controlar as configurações de privacidade e de autenticação multifator.
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