O Facebook Gaming é uma sessão da rede social de Mark Zuckerberg destinada a criadores de conteúdo de jogos. Nessa área, é possível publicar vídeos de gameplay e outras interações com games, além de realizar streamings com a possibilidade de interagir com os seus espectadores.
A área foi criada com o intuito de competir com outros serviços famosos como Twitch e YouTube. E, assim como os seus concorrentes, a ferramenta permite a monetização do conteúdo voltado para games.
Hoje, o TecMundo explica em detalhes o que é e como funciona o serviço. Confira a seguir.
O que é Facebook Gaming?
Como dito, o Facebook Gaming foi uma solução encontrada pela Meta para não ficar de fora de um dos mercados mais lucrativos da internet atualmente. Lançado em 2018, a ferramenta está disponível para todos que têm uma conta na rede social, funcionando como uma espécie de complemento, assim como o sistema de Páginas Comerciais da plataforma.
O Facebook Gaming conta com uma área exclusiva na rede social.Fonte: Facebook
No serviço, há a possibilidade de ter um perfil de Criador de Conteúdo, tendo acesso a uma série de recursos para a produção de vídeos. É possível, por exemplo, fazer o upload de gameplays e compartilhar não apenas com seus seguidores, mas também com outros espectadores por meio das opções de distribuição de conteúdo da rede social.
Entretanto, o foco maior do Facebook Gaming é mesmo o streaming de jogos. Com ele, dá para fazer a transmissão de partidas ou eventos de esports, por meio da sua página no serviço. Além de uma série de opções para interagir com seus espectadores, também é possível monetizar essas lives e receber gorjetas durante a exibição do conteúdo.
Seu sucesso também fez que muitas personalidades migrassem para a plataforma para a realização de streaming de jogos. Entre elas, destaque par o jogador Neymar, a cantora Anitta, e a ex-lutadora e campeã do Ultimate Fighting Championship (UFC) Ronda Rousey.
Como funciona o Facebook Gaming?
O Facebook Gaming tem um funcionamento específico para os criadores de conteúdo, e outro para os espectadores. O primeiro, como dito, dá acesso a uma série de ferramentas que ajudam a criar conteúdos e realizar a transmissão de gameplays ou eventos de jogos eletrônicos.
O Facebook Gaming é popular pelas transmissões ao vivo de seus criadores de conteúdo.Fonte: Facebook
Também é possível ganhar dinheiro com o Facebook Gaming. Entretanto, para começar a monetizar seus conteúdos, é preciso alcançar algumas metas, como ter mais de 100 inscritos na página e realizar a transmissão de gameplays por cerca de 2 a 4 dias na semana, com uma média de 3 horas de duração.
É importante ressaltar que essas regras costumam mudar de tempos em tempos, por isso o recomendado é consultar as regras atualizadas do próprio Facebook constantemente.
Já a parte de espectador oferece a chance de curtir a página de seus criadores favoritos e receber notificações toda vez que publicarem um novo conteúdo ou iniciarem uma live.
Durante as transmissões, é possível interagir com eles por meio de comentários ou até mesmo dando estrelas, que funcionam como um sistema de gorjeta e geram um determinado valor para o streamer.
Famosos como Ronda Rousey, Anitta e Neymar também costumam fazer transmissões ao vivo pelo Facebook Gaming.Fonte: Facebook
Quem quiser também pode doar um valor específico no chat e ter a sua mensagem destacada. Entretanto, isso não garante que o evento ou o criador de conteúdo terá a obrigação de interagir com você.
Agora que você pode conhecer mais do Facebook Gaming, já pode fazer parte desse serviço que reúne milhões de vídeos e horas de conteúdo de games. Seja como criador de conteúdo rumo ao sucesso em uma das carreiras mais promissoras da atualidade, seja como um mero espectador, acompanhando o conteúdo de seus streamers e de seus jogos favoritos.
Fontes
Categorias