Elon Musk anunciou na última quinta-feira (14) sua intenção de comprar 100% das ações do Twitter e torná-lo uma empresa privada. O milionário é um dos usuários mais polêmicos da plataforma e seus tweets o levaram a situações envolvendo desde suas empresas, como causar quedas nas ações e perder o cargo de diretor, até julgamentos por difamação.
Sua história com a plataforma é longa e conta com muitas críticas sobre como o Twitter lida com a “liberdade de expressão”, apesar de o mesmo ter tido comportamentos contraditórios — ao bloquear usuários que o criticam, por exemplo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Naturalmente, os usuários do Twitter são sempre os primeiros a deixarem suas opiniões e dessa vez não diferente. A plataforma passou os últimos dias recheada de reações sobre a possível aquisição do milionário. Confira alguns dos comentários a seguir:
1. “Da próxima vez que você achar que está exagerando, lembre-se de que Elon Musk está realmente disposto a pagar US$ 43 bilhões apenas para evitar que as pessoas riam dele no Twitter.”
The next time you think youre overreacting, remember that Elon Musk is really willing to pay $43 billion just to prevent people from laughing at him on Twitter
— Shiv Ramdas Traing To Rite Buk (@nameshiv) April 14, 2022
2. “Talvez se dissermos a Elon Musk que comprar o Twitter acabará com a falta de moradia, ele não o fará.”
Maybe if we tell Elon Musk that buying Twitter will end homelessness he won’t do it.
— The Volatile Mermaid (@OhNoSheTwitnt) April 14, 2022
3. “Quando critiquei Musk por violações trabalhistas na Tesla, ele me bloqueou. Quando um estudante universitário abriu uma conta no Twitter para rastrear o avião particular de Musk, este tentou comprá-lo, antes de bloqueá-lo. Isso soa como um 'absolutista da liberdade de expressão' para você?”
When I criticized Musk for worker violations at Tesla, he blocked me.
— Robert Reich (@RBReich) April 12, 2022
When a college student started a Twitter account to track Musk’s private plane, Musk tried to buy him off, before blocking him.
Does that sound like a "free speech absolutist" to you? https://t.co/5BU3sGv7oq
4. “Este jogo que Elon Musk está jogando com o Twitter é perigoso. O Twitter não é apenas mais uma plataforma de mídia social, e Elon reconhece isso claramente.”
This game Elon Musk is playing with Twitter is dangerous. Twitter isn't just another social media platform, and Elon clearly recognizes that.
— Christopher Bouzy (@cbouzy) April 14, 2022
5. “O Twitter é importante demais para ser possuído e controlado por uma única pessoa. O contrário deveria estar acontecendo. O Twitter deve ser descentralizado como um protocolo que alimenta um ecossistema de produtos e serviços de comunicação.”
Twitter is too important to be owned and controlled by a single person. The opposite should be happening. Twitter should be decentralized as a protocol that powers an ecosystem of communication products and services.
— Fred Wilson (@fredwilson) April 14, 2022
6. “Elon Musk forçar as pessoas a admitir que o Twitter não é tão ruim quanto poderia ser. ??”
Elon Musk forcing people to admit Twitter isn’t nearly as bad as it could be. ??
— Rod (@rodimusprime) April 14, 2022
7. “Elon Musk fazendo uma jogada para o Twitter de sua pequena gaveta de dinheiro é mais um exemplo do porquê o agrupamento de tanta riqueza nas mãos de poucos é uma doença social.”
Elon Musk making a play for Twitter out of his petty cash drawer is one more example of why the pooling of so much wealth in the hands of a few is a societal disease.
— Walter Shaub (@waltshaub) April 14, 2022
8. “Quando Elon Musk comprar o Twitter, essa imagem vai ser proibida”
Quando Elon Musk comprar o Twitter, essa imagem vai ser proibida pic.twitter.com/TvuCjA7WFp
— Poliamoroso solo Hidalgo (@CamaradaHidalgo) April 14, 2022
Resposta do Twitter sobre a proposta
Na sexta-feira (15), o Twitter anunciou que irá tomar uma postura de “poison pill” (pílula venenosa) por unanimidade, onde os atuais acionistas poderão comprar ações adicionais para evitar uma aquisição forçada. Esse movimento diminui a participação do milionário na empresa, dificultando que ele obtenha a maioria dos votos em relação à aquisição da empresa.
Fontes
Categorias