O Twitter apresentou nesta segunda-feira (4) novas medidas que tomará para combater a disseminação de fake news sobre as eleições 2022. De acordo com a plataforma, a ideia é tornar as conversas mais “seguras, saudáveis e de qualidade”.
As iniciativas e atualizações na rede social também objetivam facilitar o acesso a informações mais confiáveis, fornecendo ferramentas que permitam aos usuários controlar a sua experiência. Entre as novidades, estão as etiquetas de identificação de candidatos.
Com esses marcadores, adicionados aos concorrentes oficialmente registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os internautas poderão saber com quem estão interagindo. De uso obrigatório, eles mostram o cargo em disputa e o estado (se for o caso), aparecendo em todas as postagens e retweets feitos pela conta sinalizada.
Perfis de candidatos terão uma etiqueta especial.Fonte: Twitter/Divulgação
Outra novidade é a criação da Política de Integridade Cívica, que será aplicada durante todo o período eleitoral. Ela foi desenvolvida para prevenir a postagem e o compartilhamento de informações falsas sobre as eleições no Twitter, podendo resultar na marcação e/ou remoção do tweet com desinformação, além da suspensão do perfil.
Curadoria de conteúdos e mais iniciativas
A rede social, que agora tem Elon Musk como acionista, também preparou ações desenvolvidas pelo seu time de curadoria. A equipe reunirá as conversas mais relevantes sobre as eleições 2022 na aba Explorar, ajudando a esclarecer notícias falsas recentes ou que voltaram a circular.
Esse mesmo time de curadores vai cuidar da nova seção a respeito do processo eleitoral, similar à existente sobre covid-19. Nela, estarão reunidos os Moments relacionados ao assunto, conversas de alta repercussão e listas de contas cujo assunto principal seja o pleito.
Uma nova aba destinada às eleições será criada.Fonte: Twitter/Divulgação
O Twitter preparou ainda algumas campanhas educativas que estarão disponíveis a partir de julho, orientando as pessoas sobre como identificar e lidar com desinformação e relembrando as políticas de uso da rede social.
Ações em parceria com o TSE, levando o perfil do órgão a aparecer em destaque nas buscas por eleições, também serão realizadas. O acordo inclui treinamentos para funcionários do Tribunal, jornalistas, organizações da sociedade civil, partidos políticos, autoridades e agências de checagem de fatos, abordando as funcionalidades e ferramentas de combate às fake news do microblog.
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