Os reels se tornaram populares no Instagram. Com eles, é possível produzir vídeos curtos utilizando um leque enorme de edição da própria ferramenta. Também é possível criar projetos em outros aplicativos ou até mesmo em outras redes sociais concorrentes.
Hoje, o TecMundo te dá uma série de dicas para criar reels incríveis e compartilhá-los com seus seguidores na rede social. Confira a seguir.
Use as ferramentas e funcionalidades do próprio Instagram
Um dos principais elementos responsáveis pela popularização dos reels foram as ferramentas de edição. Com elas, é possível criar vídeos repletos de efeitos visuais, músicas, cortes e animações, bem diferente dos tradicionais vídeos que ainda são publicados nos posts comuns da rede social.
Para se ter uma ideia, dentro do Instagram é possível começar a fazer um vídeo e aplicar, por meio de ferramentas, efeitos de animação, temporizador e aumentar a velocidade do vídeo para que ele caiba dentro do tempo de duração estipulado. Tempo esse que você pode escolher entre 15, 30 ou 60 segundos.
O próprio Instagram disponibiliza uma série de ferramentas para edição dos reels.Fonte: Reprodução / TecMundo
Também é possível colocar uma música entre as milhares disponíveis dentro da plataforma. Utilizando-as, você não corre o risco de ter o seu conteúdo removido por infringir os direitos autorais, uma vez que as canções disponibilizadas ali já estão sob acordo com o Instagram.
Por fim, também é possível adicionar uma locução em cima do vídeo, colocar animações da plataforma e importar outros vídeos para complementar ou sobrepor o conteúdo principal. Além disso, você pode importar uma imagem para ser a capa do seu reel, caso você não queira optar por colocar um frame do vídeo como prévia.
É possível adicionar uma série de elementos aos seus vídeos.Fonte: Reprodução / TecMundo
Exporte vídeos de aplicativos concorrentes, como Kwai e TikTok para evitar o retrabalho
Embora o reels seja o destaque do Instagram no momento, esse tipo de conteúdo surgiu em outras redes sociais, como o TikTok e o Kwai. Nelas, criadores de conteúdo podem fazer vídeos de até 30 segundos e até mesmo receber uma recompensa em dinheiro ao alcançar algumas metas, como trazer novos seguidores e ultrapassar um número de visualizações.
Sendo assim, são muitos os criadores de conteúdo que têm uma conta ativa nessas redes sociais e acabam exportando os mesmos vídeos para o Instagram. Há também quem prefira usar os recursos dos concorrentes do que as ferramentas nativas da rede social da Meta.
O TikTok é uma das redes sociais que iniciou a era de vídeos curtos e divertidos.Fonte: Reprodução / TecMundo
Embora a informação não tenha sido negada ou confirmada pelo próprio Instagram, muito se comenta que a rede "penaliza" o alcance dos vídeos com a marca-d'água de redes sociais concorrentes, principalmente o TikTok. Com isso, a dica é remover essa marca do conteúdo antes de subir em outra plataforma.
Você pode fazer isso de maneira mais simples: salvando o projeto antes de publicá-lo no TikTok ou usando outro aplicativo para fazer a remoção. Para isso, temos um tutorial que ensina passo a passo o procedimento de remover a marca-d'água em um vídeo já publicado, confira.
Aplique legendas nos seus conteúdos
Ter vídeos com legendas não é apenas uma forma de contribuir para a inclusão social, mas também dar possibilidades para quem deseja assistir ao seu vídeo sem a necessidade de estar com o som ativado. Esse tipo de consumo é mais frequente do que se imagina, fazendo as legendas serem uma ferramenta essencial na produção desse tipo de conteúdo.
Vídeos com legendas se tornaram comuns no Instagram.Fonte: Reprodução / TecMundo
Diante dessa demanda, o próprio Instagram tem a funcionalidade de incluir legendas automáticas em seus vídeos. Entretanto, o criador de conteúdo precisa ativar essa função dentro da ferramenta. Para isso, siga este passo a passo:
1. depois de publicar o vídeo, vá até a postagem e aperte na opção "Editar";
2. em seguida, aperte em "Configurações avançadas";
Acesse a opção "Configuração avançadas".Fonte: Reprodução / TecMundo
3. na opção "Acessibilidade", ative a opção "Mostrar legendas";
Ative a opção para habilitar as legendas automáticas em seus vídeos.Fonte: Reprodução / TecMundo
4. pronto, agora o seu vídeo contará com legendas automáticas.
Quebre os limites da sua criatividade
Embora hoje haja uma espécie de padrão em relação aos reels, com uma grande maioria de conteúdo envolvendo vídeos engraçados ou coreografias, não há nada que lhe impeça de explorar esse tipo de postagem, ou seja, é possível "sair da caixa" e criar novas temáticas para a plataforma e, quem sabe, até viralizar suas produções.
Por exemplo, já existem criadores de conteúdos que investem em listas dentro do limite de tempo do reels, apresentando desde uma seleção de melhores produtos até curiosidades envolvendo uma série, um filme, um local ou até uma personalidade.
Não basta apenas saber usar as ferramentas, é preciso também ter criatividade na hora de produzir seu conteúdo.Fonte: Divulgação / Instagram
Também há outros criadores que vão bem mais além e produzem pequenas histórias dentro do formato. Há desde produções caseiras, com maquiagens, cenários e inclusive efeitos especiais de baixa qualidade voltados para o humor, como também artistas que desenvolvem animações e fazem dos reels a própria plataforma de exibição.
Sendo assim, não crie barreiras na hora de produzir o seu conteúdo. Arrisque-se e não tenha medo de errar, pois há sempre a chance de viralizar um vídeo seu e se tornar uma nova celebridade de redes sociais.
Você ainda ficou com alguma dúvida? Conte para a gente aqui nos comentários.
Fontes
Categorias