O metaverso ganhou grande visibilidade ao longo deste ano após a Meta, dona do Facebook, mudar de nome para acompanhar essa tendência do mercado. Dessa maneira, o conceito de universos digitais está recebendo atenção de mais companhias, integração com jogos e até criptomoedas exclusivas.
Sendo assim, uma ideia que parecia muito distante ou mera especulação já move grandes quantias de dinheiro, através da venda de terrenos virtuais, roupas exclusivas e outros itens. Até mesmo um caso de assédio já foi registrado no metaverso.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Esse universo digital exige novos conhecimentos e, com isso, novas profissões relacionadas ao metaverso devem surgir futuramente. O portal Época Negócios separou alguns desses cargos. Confira!
Profissões do futuro
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)Fonte: Shutterstock
1. Cientista de pesquisa do metaverso — no topo da lista está o profissional que será responsável por criar a “teoria de tudo” deste universo. Deverá dominar habilidades de deep learning e computação gráfica.
2. Estrategista do metaverso — responsável por identificar oportunidades de mercado, conduzir cases, influenciar roteiros e desenvolver métricas de maneira estratégica. Precisa ter grande conhecimento sobre gerenciamento e marketing.
3. Desenvolvedor de ecossistemas — será o responsável por criar o ecossistema e garantir que suas funcionalidades alcancem as proporções desejadas. Deverá dominar relações institucionais e ter entendimento da indústria de XR.
4. Gerente de segurança — garantirá que o metaverso seja um ambiente seguro e que suas funcionalidades correspondam. Encaixam neste cargo engenheiros de tecnologia com especialização em segurança de sistemas.
5. Construtor de hardware — para tornar a experiência mais real, o metaverso é construído com o auxílio de câmeras, fones de ouvido, sensores e óculos virtuais. Deverá ter experiência em hardware e em eletrônicos de consumo.
6. Storyteller do metaverso — responsável por desenhar a experiência no ambiente virtual através de “missões imersivas”. Precisa ser um bom contador de histórias, com conhecimentos de literatura e marketing.
7. Construtor de mundos — deverá ter grande conhecimento em design de games, design gráfico com experiência em 3D e realidade aumentada.
8. Especialista em bloqueio de anúncios — apesar de muitas empresas utilizarem anúncios, estes poderão ser limitados no ambiente digital. O profissional deverá ter conhecimento em codificação.
Fontes
Categorias